Nessa quarta-feira (05), depois de realizar uma reunião do conselho de forma virtual, a Fifa anunciou a criação do Mundial de Clubes Feminino. Além disso, a entidade máxima do futebol, oficializou a criação da Copa dos Campeões, torneio disputado entre os campeões continentais.
De acordo com o planejamento da Fifa, o primeiro Mundial de Clubes Feminino deve ocorrer em 2028, com edições de quatro em quatro anos. Assim como no futebol masculino, o torneio terá um país sede, que ainda não foi definido. Além disso, ficou definido que 19 equipes participarão do torneio, porém seis delas começaram a disputa em um playoff inicial, e apenas três avançaram para a fase de grupos.
Dessa forma, estrão na fase de grupos 16 equipes que serão divididas em quatro grupos. Com isso, os dois melhores times de cada grupo se classificarão para as quartas de final, e de forma eliminatória a competição seguirá até a final. Ademias, não haverá disputa de 3º lugar.
Distribuição das vagas para o Mundial de Clubes
- Uefa (Europa): cinco vagas diretas e uma para o playoff inicial
- Conmebol (América do Sul): duas vagas diretas e uma para o playoff inicial
- Concacaf (América Central e do Norte): duas vagas diretas e uma para o playoff inicial
- AFC (Ásia): duas vagas diretas e uma para o playoff inicial
- AFC (África) duas vagas diretas e uma para o playoff inicial
- OFC (Oceania): uma vaga para o playoff inicial
Copa dos Campeões
Além do Mundial de Clubes, a Fifa anunciou a criação da Copa dos Campeões. Este por sua vez acontecerá anualmente, com exceção dos anos em que há a disputa do Mundial.
Desse modo, a entidade prevê a primeira edição da Copa dos Campeões já para 2026, com início em 28 de janeiro e encerramento em 1º de fevereiro. A Fifa também definiu as datas dos dois próximos torneios, ou seja, em 2027 ocorrerá entre os dias 27 e 31 de janeiro, e em 2028, entre os dias 24 e 28 de janeiro.
Por fim, é importante ressaltar que, apesar do Corinthians ser o atual bicampeão da Libertadores Feminina, o alvinegro não tem vaga garantida nas competições. No entanto, caso vença o campeonato continental nesta temporada, entrará diretamente na semifinal da Copa dos Campeões para enfrentar um representante da Concacaf. Do outro lado da chave, encontra-se o representante europeu, que terá como adversário o vencedor do confronto entre o representante da Ásia ou Oceania contra o Africano.