Corinthians pode sofrer punições caso não entre em campo

O Corinthians pode vir a sofrer punições caso realmente não entre em campo contra o Flamengo pela semifinal da Copa do Brasil, assim como prometido nos bastidores. Diante da alteração de datas dos jogos de volta o presidente corintiano, Augusto Melo, apresentou a possibilidade de o Timão não entrar em campo.

Imagem: Rodrigo Coca / Agência Corinthians 

Assim como a diretoria alvinegra, a Gaviões da Fiel, principal organizada do Corinthians, pediu para que o Corinthians não aceite e não entre em campo. Dessa forma, no último domingo, Augusto Melo, não descartou essa possibilidade caso a CBF não voltasse atrás da decisão.

Punições no âmbito esportivo

Segundo o artigo 67 do Regulamento Feral de Competições (RGC) da CBF, nenhuma partida poderá acontecer caso uma das equipes tenha menos de sete atletas. Dessa maneira, o árbitro esperará 30 minutos a partir do horário inicial da partida, e, se a situação persistir, decretará WO.

Além disso, o Timão poderá ter como punição a desclassificação da competição, mesmo que entre em campo no jogo de ida. Ou seja, segundo o 67º artigo do RGC, além de decretarem a vitória de 3 a 0 do Flamengo, o clube carioca se classificaria automaticamente para a Final.

Punições no âmbito administrativo

Fora as punições esportivas, o Corinthians pode sofrer punições no âmbito administrativo. Nesse caso as punições seriam ainda mais severas para o clube do Parque São Jorge.

De acordo com o artigo 69 do RGC, após ser decretado WO o Timão receberia uma multa de R$ 50 mil e perderia o direito a renda. Além do mais, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) julgará a situação. Uma vez no tribunal, o clube poderá sofrer mais punições a depender da gravidade da atitude.

Conforme o 135º artigo do RGC as punições podem ser: Advertência; Multa de R$ 500 mil reais (revertida em causas sociais); impedimento de registrar atletas; suspenção; devolução da premiação recebida até o momento; ser rebaixado; desclassificação dessa e de edições futuras da competição; perda de pontos; perda da licença para inscrições tanto em competições nacionais quanto continentais e perda do direito a cotas.

Por fim, o Corinthians também pode ficar suspenso por dois anos de qualquer competição organizada pela CBF, seja de qualquer categoria ou divisão. Já que, segundo o 72º artigo do regulamento, poderiam considerar o caso como abandono de competição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

CATEGORIAS

REDES SOCIAIS