No dia 8 de abril de 2018, há exatos sete (7) anos, o Corinthians conquistava seu 29º título do Campeonato Paulista ao vencer o Palmeiras, em plena casa do rival. Além disso, a final foi a primeira decisão estadual realizada na nova arena palmeirense e deu origem ao apelido “Paulistinha Day”.
A expressão surgiu após o então presidente do Palmeiras, Maurício Galiotte, minimizar a importância do estadual ao se referir à competição como “Paulistinha”. A declaração repercutiu entre os corinthianos, que ressignificaram o termo de forma irônica e passaram a celebrar a data com o “carinhoso” apelido.
A edição de 2018 teve semifinais com os quatro grandes do Estado. De um lado, o Palmeiras eliminou o Santos nos pênaltis, após vencer a ida por 1 a 0 e perder a volta por 2 a 1. Do outro, o Corinthians enfrentou o São Paulo. Derrotado por 1 a 0 no Morumbi, o Timão precisava vencer na Arena para forçar os pênaltis. Nos acréscimos, Rodriguinho empatou o placar agregado, levando a decisão para as penalidades e garantindo a classificação alvinegra.
Antes da final, o clube promoveu um treino aberto que reuniu mais de 37 mil torcedores na Arena, um momento simbólico que serviu de combustível para a decisão.
No jogo de ida, em Itaquera, o Corinthians foi derrotado por 1 a 0, com gol de Borja. Na volta, no Allianz Parque, o Timão igualou o placar com um gol de Rodriguinho, após bela jogada de Mateus Vital. Nos pênaltis, Cássio defendeu as cobranças de Dudu e Lucas Lima, enquanto Maycon converteu a última penalidade, garantindo o 29º título do Timão no Paulistão.
Paulistão 2025
Em 2025, sete anos depois daquela conquista e após seis temporadas sem títulos, o Corinthians voltou a erguer a taça estadual, de novo sobre o Palmeiras, mas desta vez em casa, na Neo Química Arena. Foi o primeiro título do estádio diante do maior rival, ampliando ainda mais o peso simbólico e imensurável para a fiel do “Paulistinha Day”.