Após 86 dias do último confronto, Novorizontino e Corinthians voltam a se encontrar nesta quarta-feira (30.04), às 21h30, no Estádio Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte, pela partida de ida da terceira fase da Copa do Brasil. O duelo marca a estreia de Dorival Júnior no comando técnico do Timão e promete fortes emoções, especialmente pelo histórico recente entre as equipes.

No encontro anterior, válido pela 11ª rodada do Paulistão, o Corinthians foi o último clube a vencer o Tigre do Vale em seus domínios. Na ocasião, mesmo atuando com um time praticamente reserva por conta da Pré-Libertadores, o Alvinegro venceu por 1 a 0, graças a um gol de Alex Santana no segundo tempo. Por outro lado, o Novorizontino jogou com força máxima e pressionou durante os 90 minutos — foram 23 finalizações contra apenas quatro do adversário. Contudo, a história do jogo poderia ter sido diferente se Hugo Souza não tivesse defendido um pênalti cobrado por Pablo Dyego ainda na etapa inicial.
Desde então, o Novorizontino engatou uma sequência positiva em casa. Ainda sim, entre Campeonato Paulista e Série B, foram três vitórias e dois empates, incluindo um triunfo importante sobre o Athletico Paranaense por 2 a 1. Portanto, este bom momento embala a equipe do interior, que alcançou de forma inédita a terceira fase da Copa do Brasil, após eliminar Rio Branco-ES e Operário-VG.
Já o Corinthians, por ter disputado a Libertadores, estreia diretamente nesta fase da competição nacional. No entanto, o clube atravessa uma fase instável: soma três derrotas nos últimos cinco jogos, incluindo uma goleada sofrida diante do Flamengo por 4 a 0 no último final de semana.
Pela Copa do Brasil
Para o confronto, o técnico Umberto Louzer não poderá contar com o atacante Robson, lesionado. Assim, Pablo Dyego, autor dos dois gols contra o Furacão, assume a titularidade. A provável escalação do Novorizontino tem: Airton; Rafael Donato, Dantas e Patrick; Igor Formiga, Luís Oyama, Marlon, Matheus Frizzo e Patrick Brey; Waguininho e Pablo Dyego.
Pelo lado do Corinthians, Dorival Júnior estreia com a missão de reorganizar o elenco. Memphis Depay, lesionado, é desfalque certo. A equipe deve ir a campo com: Hugo Souza; Matheuzinho, André Ramalho, Gustavo Henrique e Angileri; Raniele, Martínez, Carrillo e Breno Bidon; Romero e Yuri Alberto.
Vale lembrar que esta é a primeira fase da Copa do Brasil com jogos de ida e volta. Todavia, em caso de empate no placar agregado, os pênaltis decidirão a vaga. Assim, o jogo de volta está marcado para o dia 21 de maio, na Neo Química Arena, também às 21h30. O critério do gol fora de casa não é válido.
A arbitragem da partida ficará a cargo de Wilton Pereira Sampaio, auxiliado por Bruno Raphael Pires e André Luiz Severo. No VAR, a responsabilidade será de Adriano de Assis Miranda.
A transmissão ao vivo será feita pelo SporTV (TV fechada) e pelo Premiere (pay-per-view).