O Conselho Deliberativo do Sport Club Corinthians Paulista definiu a data da votação que pode culminar na expulsão de Augusto Melo do quadro associativo do clube. Nesta quinta-feira (14), o presidente em exercício do órgão, Leonardo Pantaleão, marcou o pleito para o próximo dia 1º de junho.

Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Augusto Melo presidiu o Corinthians entre janeiro de 2024 e maio de 2025, mas acabou afastado do cargo após os desdobramentos do Caso VaideBet. Atualmente, o ex-dirigente não ocupa qualquer função administrativa no clube e permanece apenas como associado.
Antes disso, no dia 8 de junho, o Conselho também realizará a votação envolvendo os participantes dos atos ocorridos em 31 de maio de 2025, quando apoiadores de Augusto invadiram o Parque São Jorge. Na ocasião, o grupo se dirigiu até a sala da presidência, localizada no quinto andar da sede social, onde estava Osmar Stabile, que havia assumido interinamente a presidência do clube.
O movimento foi liderado por Maria Ângela Ocampos, que alegava existir uma liminar determinando o retorno de Augusto Melo ao comando do Corinthians, invalidando a votação de impeachment. Na ocasião, ela chegou a se declarar presidente do Conselho Deliberativo, contrariando decisões anteriormente tomadas por Romeu Tuma Júnior.
Desde então, Augusto Melo, Maria Ângela e outros integrantes do grupo passaram a ser investigados pela Comissão de Ética e Disciplina do clube. Além da dupla, também respondem ao processo Carlos Eduardo Melo Silva, Laercio Ferreira Victoria, Leandro Olmedila, Marcos Coelho Abdo, Mário Mello Júnior, Paulo Juricic, Paulo Rogério Pinheiro Jr., Peterson Ruan Aiello do Couto Ramos, Rodrigo Simonnini Gonzalez, Ronaldo Fernandez Tomé e Wanderson Contrera Salles.
Entre os investigados, Mário Mello Júnior e Ronaldo Fernandez Tomé ocupam cargos eletivos na própria Comissão de Ética. Em caso de destituição, os suplentes previstos para assumir as vagas são Cláudia Carlos Oliveira, Richard de Paula Oliveira e Renato Ramires.
Durante o andamento das investigações, a Comissão recomendou o afastamento preventivo dos envolvidos. Em ofício encaminhado ao Conselho Deliberativo, o órgão argumentou que a permanência dos conselheiros investigados durante a apuração poderia representar um “risco institucional concreto” ao Corinthians.
A votação referente à possível expulsão de Augusto Melo deve ocorrer de forma aberta e nominal.
Para mais informações do Corinthians, acesse nosso site.








