Na tarde desta quarta-feira (9), o Corinthians conheceu seu adversário na terceira fase da Copa do Brasil. Em sorteio realizado na sede da CBF, no Rio de Janeiro, o Timão enfrentará o também paulista Novorizontino.
O histórico entre as equipes é favorável ao Corinthians. Desde o primeiro confronto, em maio de 1986, os clubes se enfrentaram 28 vezes. Foram 14 vitórias do Timão, sete empates e sete vitórias do Novorizontino. No total, os jogos somam 61 gols, sendo 37 marcados pelo Corinthians e 24 pelo adversário.
A maior goleada do Corinthians foi um 4 a 0 no Paulistão de 1996, com dois gols de Marcelinho Carioca. Além disso, a melhor sequência invicta do Alvinegro sobre o rival foi entre 1990 e 1994, com seis partidas sem perder. Entre os artilheiros do duelo, destaque para Neto, com dois gols em três jogos, e Fagner, com dois gols em seis partidas.
Apesar do amplo histórico, será a primeira vez que Corinthians e Novorizontino se enfrentam pela Copa do Brasil.
Neste ano, os times já duelaram pela primeira fase do Campeonato Paulista. O jogo aconteceu no dia 3 de fevereiro, durante uma sequência desgastante de três partidas em apenas uma semana para o Corinthians. Por essa razão, o técnico Ramón Díaz, optou por uma equipe alternativa. Mesmo assim, o Timão ainda venceu por 1 a 0 no Estádio Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte, SP. Alex Santana marcou o gol da vitória, e o goleiro Hugo Souza defendeu um pênalti, garantindo o placar positivo.
Como resultado, o Timão manteve-se na competição e, mais tarde, conquistou o título estadual contra o Palmeiras.
Mando em campo contra o Novorizontino e Premiação
Conforme o calendário da CBF, os confrontos da terceira fase da Copa do Brasil estão marcados para os dias 30 de abril (ida) e 21 de maio (volta). O jogo de ida será disputado em Novo Horizonte, com mando do Novorizontino. E a decisão da volta acontece na Neo Química Arena, em São Paulo. Portanto, o Corinthians terá a vantagem de decidir em casa.
Cada equipe classificada para esta fase já garante uma premiação de R$ 2.315.250. Em caso de avanço às oitavas de final, o valor sobe para R$ 3.638.250, além do prestígio de seguir em uma das principais competições do país.