O Corinthians retornará à sua “antiga casa” neste sábado, quando enfrentará a Portuguesa pelo Campeonato Paulista. A partida será no Estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, já que a Lusa, mandante do jogo, decidiu levar o jogo para o tradicional estádio. O Pacaembu foi “a casa” do Timão antes da inauguração da Neo Química Arena.
Inaugurado em 1940, o Estádio do Pacaembu foi palco de grandes momentos da história do Corinthians, incluindo a final da Libertadores de 2012, uma das mais marcantes conquistas do clube. No entanto, o Corinthians não jogava no Pacaembu desde 2019, quando empatou por 1 a 1 no derby contra o Palmeiras.
Antes da construção da Neo Química Arena, o Corinthians tentou assumir a administração do Pacaembu. Contudo, após protestos da associação de moradores do bairro, o clube desistiu da ideia e seguiu para o novo estádio em Itaquera.
Ao longo de sua história no Pacaembu, o Corinthians conquistou 8 títulos e disputou 1.699 partidas. O time obteve 969 vitórias, 399 empates e 331 derrotas. Um dos maiores marcos do estádio foi o recorde de público, com 70.821 torcedores assistindo ao empate de 3 a 3 entre Corinthians e São Paulo em 1942. Hoje, a capacidade do estádio é de menos de 40 mil lugares.
Este retorno histórico a antiga casa, acontece na décima rodada do Paulistão. O Corinthians, atual líder da competição, pode conquistar a vitória na primeira fase com uma vitória sobre a Portuguesa e uma derrota do São Bernardo. A partida está marcada para às 18h30 deste sábado.