O Corinthians está planejando criar um departamento de saúde mental no CT Joaquim Grava. A ideia surge um ano após o Timão integrar, permanentemente, a psicóloga Anahy Couto a comissão técnica. A informação foi divulgada inicialmente pelo portal ge.globo.
O projeto de criação de um departamento de saúde mental dentro do CT corinthiano ainda está sendo debatido internamente, porém a expectativa é de que a decisão sai em breve. Além disso, inicialmente o departamento seria composto por pelo menos mais um psicólogo, além de Anahy Couto, e um psiquiatra, ambos com especialização e que possam trabalhar com atletas de alto rendimento.
Desde que a atual gestão assumiu a diretoria alvinegra, tem trabalhado no aumento da profissionalização do departamento de futebol. Ou seja, a criação do departamento de saúde mental seria parte dessa ideia, que tem como principal objetivo oferecer uma melhor preparação para os atletas. Dessa forma, além de oferecer o serviço aos jogadores, os familiares, que muitas vezes acabam sendo afetados, poderão passar pelo atendimento.
Saúde mental no futebol
A importância do cuidado com a saúde mental no futebol e nos demais esportes está cada vez mais evidente. Muitos clubes assim como o Corinthians, já estão oferecendo suporte através de psicólogos para seus jogadores. Isso porque, em muitas ocasiões os atletas ficam expostos à pressão e cobrança de resultados feita pela mídia e por torcedores, o que também acaba afetando o desempenho dentro de campo.
Um exemplo claro é o atacante Yuri Alberto. O camisa 9 alvinegro admitiu no final da temporada passada que precisou passar por um atendimento especializado para cuidar de sua saúde mental. Ademias afirmou que isso o ajudou a superar muitos obstáculos.
Vale lembrar que, em 2024, o jogador sofreu duras críticas, tanto por parte da mídia, quanto torcedores e até mesmos de Manos Menezes, treinador que passou pelo Corinthians. No entanto, Yuri Alberto conseguiu superar as dificuldades e terminou a temporada como artilheiro d futebol brasileiro.