A volante Yaya, que está defendendo a Seleção Brasileira na Copa América Feminina, tomou uma bolada no olho direito no empate contra a Colômbia na última sexta-feira (25).
Na noite de sábado (26), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) atualizou o quadro clínico da atleta. Yaya passou por exames que descartaram lesões estruturais, mas a volante segue sob observação do Núcleo de Saúde e Performance da Seleção Brasileira.
Arthur Elias justificou que não substituiu a jogadora para não acionar o protocolo de concussão. Quando o protocolo é acionado, o atleta não pode participar de uma partida por, no mínimo, cinco dias. Desse modo, Yaya não poderia participar da semifinal.
Confira a nota divulgada pela assessoria de imprensa da seleção feminina sobre Yaya:
“O Núcleo de Saúde e Performance da Seleção Brasileira feminina informa que durante a partida contra a Colômbia, a jogadora Yaya sofreu um trauma direto no olho direito. Após o ocorrido, a atleta apresentou visão turva, sem apresentar sintomas sugestivos de concussão.
A jogadora passou por avaliação com oftalmologista, realizando exames complementares que descartaram lesões estruturais no olho.
Arthur Elias justificou que não substituiu a jogadora para evitar que o protocolo de concussão. Quando o protocolo é acionado, o atleta não pode participar de uma partida por no, no mínimo, cinco dias—desse modo, Yaya ficaria de fora semifinal.
Yaya continuará sob os cuidados do nosso departamento médico, que acompanha o controle dos sintomas. A previsão é de seu retorno às atividades em breve, conforme evolução de sua condição.
Reiteramos nosso compromisso com a saúde e bem-estar de nossas atletas – informou a seleção feminina por meio da assessoria de imprensa.”