Na última sexta-feira (04), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) enviou um ofício aos clubes e à comissão de arbitragem propondo advertir jogadores que subirem na bola durante o jogo. Aliás, vale lembrar que a atitude da entidade acontece dias após Memphis Depay subir na bola na final do Paulistão contra o Palmeiras.
De acordo com o documento, divulgado inicialmente pelo portal Identidade Corinthiana, a CBF pede para que os jogadores sejam advertidos. Isso porque tal atitude representa “risco de lesão para o próprio jogador”, “gera impactos negativos ao esporte” e causa “transtornos generalizados”. Apesar da produção do ofício acontecer alguns dias após o Derby em que Memphis sobe na bola, o nome do jogador holandês não aparece no documento.
Dessa forma, caso qualquer jogador tenha a ação de subir na bola durante a partida, a arbitragem deverá considerar como conduta antiesportiva. Uma vez que para a CBF a atitude é uma forma de desrespeito ao futebol. Portanto, é recomentando que a arbitragem assinale tiro livre direto e aplique cartão amarelo ao infrator.
Além do lance de Memphis Depay no jogo entre Corinthians e Paulistão, na última semana em partida as Seleção Brasileira Sub-17, jogadores brasileiros receberam cartão amarelo pela mesma ação. Inclusive, no Campeonato Colombiano algo semelhante aconteceu em um de seus confrontos.
No entanto, subir na bola durante o jogo não é algo que passou a acontecer neste ano. No Brasileirão de 2023, o atacante Soteldo, do Santos também teve a mesma atitude em duelo contra o Vasco. Porém, o juiz não advertiu o venezuelano pela conduta, mas sim por discutir com o jogador da equipe adversária.