Teria insanidade maior do que acordar brigando contra o rebaixamento e ir dormir fazendo conta por Libertadores? Talvez seja devaneio da cabeça de muitos corinthianos após uma vitória no clássico onde ate uma cabeça de porco apareceu no gramado. Contudo, tenho certeza que muitos se pegaram fazendo esses cálculos.
Na noite de ontem o Corinthians venceu o seu rival maior pelo placar de 2×0 e atingiu assim 38 pontos em 32 partidas pelo campeonato brasileiro. O Timão chegou assim a sua terceira vitória seguida na competição e conseguiu uma pequena distância da zona de rebaixamento. Porém, mesmo próximo da degola, a boa fase na competição e a tabela com adversários diretos, nos levam a pensam em voos mais altos. A questão é: onde seria o topo desse voo?
Há 4 dias as manchetes dos maiores portais indicavam que após a derrota para o Racing-Arg, o alvinegro de Parque São Jorge teria perdido suas chances de ir a Libertadores de 2025, além de não conseguir uma vaga na Copa do Brasil dessa mesma temporada. O Corinthians após uma campanha péssima no Campeonato Paulista, não conseguiu vaga direta para o torneio nacional, dependendo assim de conquistar uma vaga na libertadores da próxima temporada para jogar a competição. Seja via Brasileirão, Sul-americana, ou Copa do Brasil, mas o timão precisaria conquistar a vaga no torneio continental. E esse sonho ainda pode ser realidade.
Como seria possível chegar à Libertadores?
O Campeonato Brasileiro dá 6 vagas a Libertadores. Sendo quatro diretas a fase de grupos e mais duas indo para primeira fase do torneio, a chamada “pre libertadores” (como ficou conhecida). É insanidade pensar que faltando 6 jogos, poderíamos disputar o G6 que hoje começa com o São Paulo com 51 pontos. Entretanto, mais vagas podem ser abertas via Brasileirão. O porquê disso são as disputas da própria Libertadores, da Copa do Brasil e da Sul-Americana. Todos esses torneios dão vagas diretas a maior competição das Américas. Com isso, quando um time que termina entre os 6 primeiros do Brasileirão ganha uma dessas competições, uma nova vaga é aberta, criando assim um G7, G8, ou até G9.
Flamengo, hoje quarto lugar abriu ampla vantagem na final da Copa do Brasil contra o Galo e uma vitória do rubro-negro carioca, que provavelmente terminara o Brasileirão entre os 6 primeiros, abriria mais uma vaga na competição. Já na final da Libertadores, o hoje líder do Brasileiro, Botafogo enfrenta o Galo que é décimo colocado. Sendo assim, o Botafogo poderia criar um G8 na competição nacional. E ainda temos o Cruzeiro disputando a Sula contra o Lanus-Arg. Os mineiros hoje estão em oitavo lugar no Brasileirão e poderiam abrir um G9.
O Corinthians ainda tem 6 jogos pela competição nacional. Vários desses jogos contra adversários diretos na briga por uma vaga numa eventual pré libertadores. Em um possível G9, o hoje nono colocado da competição é o Vasco que está apenas 5 pontos acima do Timão na tabela e ainda que temos o confronto direto contra eles na Neo Química Arena. Em um possível G8, temos a mesma situação de confronto direto em casa contra o cruzeiro que nesse momento tem apenas 6 pontos a nossa frente.
Seria muita loucura?
Por fim, é muita loucura imaginar esses cenários? Talvez seja. Mas o Corinthians possui sim grandes arrancadas em sua história. E em momentos que pouquíssimos acreditavam o Timão muitas vezes conseguiu se superar. O próprio Ramon Diaz, treinador do Corinthians, disse após o clássico que um triunfo na próxima partida contra o Vitória nos fará buscar sonhos maiores. Apenas o futuro vai dizer o que vamos conseguir, mas hoje nos somos um Bando de Loucos que queremos acreditar em mais uma loucura.