Na noite desta segunda-feira, o Corinthians venceu o Cuiabá por 1 a 0 e saiu da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. A vitória do Timão, na 31ª rodada, veio através de um gol de Memphis Depay na Arena Pantanal.
Com esses três pontos conquistados, o clube do Alvinegro Paulista chegou aos 35 pontos. Dessa forma, o Corinthians ultrapassou Juventude, Red Bull Bragantino e Athletico-PR, se encontrando agora na 15ª colocação, fora do Z4.
Escalação
Para enfrentar o Cuiabá, o técnico Ramón Díaz não pode contar com Yuri Alberto e José Martínez, uma vez que os dois jogadores estavam suspensos. Além disso, Gionvane, Matheus Araújo e Caetano não foram relacionados devido questões contratuais envolvendo renovações de contrato.
Por outro lado, Pedro Raul voltou a ser relacionado e Gui Negão, jogador da do Sub-20, recebeu uma oportunidade. Além do mais, Alex Santana voltou a ser escalado como titular, após passar três messes afastado dos gramados devido uma lesão.
Deste modo, o Timão foi a campo com: Hugo Souza; Matheuzinho, Félix Torres, Cacá e Matheus Bidu; Raniele, Alex Santana, Breno Bidon e Igor Coronado; Memphis Depay e Talles Magno.
Ademais, 12 jogadores foram para confronto contra a equipe mato-grossense pendurados. Caso Breno Bidon, Cacá, Hugo, Hugo Souza, Igor Coronado, Matheus Bidu Matheuzinho, Pedro Henrique, Pedro Raul, Memphis, Garro e Talles recebessem cartão amarelo desfalcariam o Corinthians na próxima rodada. Entre todos eles, apenas Igor Coronado recebeu a advertência, com isso, o camisa 77 ficará de fora do Derby.
Primeiro tempo
O duelo começou bastante truncado, com ambas as equipes se estudando. Enquanto o Corinthians tinha a posse de bola, o Cuiabá deixava suas linhas baixas e se concentrava em defender.
Praticamente toda a primeira etapa se desenhou em um ataque contra a defesa. O Timão até tentava criar oportunidades para chegar ao gol, mas para na defesa adversária, seja quando atacava pelo meio ou pelos lados, até mesmo porque a equipe optou por utilizar bastante o lado esquerdo com a aproximação de Bidu e Talles.
Em contrapartida, o Cuiabá teve suas melhores chances no primeiro tempo através de chutes de fora da área, porém sem criar grandes dificuldades a Hugo Souza. Talvez a melhor oportunidade na etapa inicial tenha sido aos 40 minutos, quando Felix Torres fez um ótimo lançamento para Talles Magno. O atacante corintiano por sua vez partiu para cima do zagueiro, que chegou atrasado derrubando o jogador alvinegro dentro da área.
Na cobrança do pênalti, Memphis Depay assumiu a responsabilidade e deslocou o goleiro, abrindo o placar para o Corinthians na Arena Pantanal. Esse foi o segundo gol do atleta holandês com a camisa alvinegra.
Segundo tempo
Na segundo tempo, tanto Cuiabá quanto o Corinthians mantiveram o esquema da primeira etapa. Contudo, inverteram os papeis, já que a equipe paulista cedeu a bola para os oponentes e optou por atacar através de contra-ataques.
Sem muito poder de fogo o Cuiabá não conseguia oferecer tanto risco, e o Timão até chegou duas vezes com Talles, mas também não conseguiu balançar as redes. A equipe mato-grossense até continuou tentando e conseguiu chegar com perigo principalmente nos minutos finais, porém não teve sucesso. Com isso, o placar não sofreu mais nenhuma alteração e o Timão conquistou sua segunda vitória fora de casa, deixando a zona de rebaixamento..
Agenda do Corinthians
Após a vitória sobre o Cuiabá, o Corinthians volta a campo na próxima quinta-feira (31), às 21h30, para enfrentar o Racing na Sul-Americana. A partida de ida, em Itaquera, terminou empatada em 2 a 2, desse forma uma vitória por qualquer resultado classifica o Timão para a final e em caso de derrota está eliminado. Caso haja um novo empate a semifinal irá para os pênaltis.
Já pelo Brasileirão, o Alvinegro Paulista tem como próximo adversário o Palmeiras. O Derby acontecerá na próxima segunda-feira, na Neo Química Arena. Um vitória corintiana é essencial para que o time se afaste ainda mais da zona de rebaixamento.