A Federação Paulista de Futebol (FPF) oficializou na noite desta terça-feira (11) o novo formato que será adotado pelo Paulistão a partir da edição de 2026. O evento reuniu dirigentes, patrocinadores, parceiros de mídia e jornalistas. A cerimônia marcou o início de uma nova era para o futebol paulista, com formato inédito, tecnologia de ponta e transmissões multiplataformas.

O torneio tem data de início marcada para 11 de janeiro, e tem encerramento previsto para o dia 8 de março.
A principal novidade está na fórmula de disputa, que foi totalmente reformulada para deixar o campeonato mais equilibrado, imprevisível e emocionante. Inspirado no modelo da UEFA Champions League, o Paulistão 2026 abandona os grupos fixos e passa a ter um sistema por potes, em que os clubes se enfrentam de forma cruzada.
Na primeira fase, cada equipe fará oito jogos, quatro em casa e quatro fora, contra adversários de todos os níveis, o que promete clássicos logo nas primeiras rodadas e mais equilíbrio técnico.
O Corinthians (atual campeão) se encontra no pote A, junto dos maiores campeões paulistas: Palmeiras, Santos e São Paulo.
No Pote B, aparecem São Bernardo, Novorizontino, Red Bull Bragantino e Mirassol, seguidos pelo Pote C, com Ponte Preta, Guarani, Velo Clube e Portuguesa. Já o Pote D conta com Botafogo, Noroeste, Capivariano e Primavera, estes dois últimos promovidos da Série A2.
Cada equipe terá 3 jogos com os times do mesmo pote, e 4 com equipes dos outros potes.
Confrontos do Corinthians:
- Palmeiras (Pote A)
- Santos (Pote A)
- São Paulo (Pote A)
- São Bernardo (Pote B)
- Red Bull Bragantino (Pote B)
- Ponte Preta (Pote C)
- Velo Clube (Pote C)
- Capivariano (Pote D)







