Na noite da última terça-feira (8), o Corinthians garantiu sua vaga as quartas de finais da Copa Sul-americana. Após o empate sem gols contra o Newell’s Old Boys na Argentina, o Timão avançou de fase por ter vencido o primeiro jogo do confronto na Neo Química Arena. Contudo, assim como já havia acontecido na fase anterior, a classificação do Corinthians divide as manchetes com um novo caso de racismo.
Antes do inicio do jogo, torcedores argentinos foram filmados fazendo gestos e sons de macaco em direção a torcida corinthiana que estava presente no estádio Marcelo Bielsa, em Rosario da Argentina. Nas imagens que circulam na internet é possível ouvir os torcedores do Newell’s gritando a palavra “mono”, palavra que em português significa macaco.
A equipe argentina já havia emitido uma publicação em suas redes sociais na última segund- feira (7) afim de combater o racismo em sua torcida. Porém na própria publicação podemos ver comentários racistas de torcedores contrários a postura do time nessa ação.
Leia mais sobre o Timão: + Jogadores mais experientes ainda não têm conversas para renovar + Corinthians segura o Newell’s e avança na Sula
Após o final do jogo e a classificação na Sul-Americana, a direção do Corinthians usou suas redes sociais para emitir um posicionamento sobre o caso.
Por fim, confira abaixo a nota publicada pelo clube:
“Em mais uma noite de felicidade e classificação do Timão na CONMEBOL Sudamericana, novamente a Fiel presente no estádio Marcelo Bielsa foi vitima de atos racistas por parte dos torcedores adversários. O Corinthians reitera seu repudio a essas atitudes totalmente descabidas e espera que o futebol se torne, de uma vez por todas, um esporte livre de preconceito e intolerância.”, publicou o Timão.