Na segunda feira (01.07), o Comitê da FIFA absolveu a lateral Gi Fernandes do Corinthians Feminino. A entidade máxima do futebol mundial tinha acusado a jogadora de uso de substância proibida.

Primeiramente, a atleta tinha realizado um exame anti-doping após uma partida do Mundial Sub-20 Feminino de futebol, que a Colômbia sediou. Logo depois, o resultado havia dado positivo para Boldenona, que é um esteróide anabólico desenvolvido para uso veterinário, principalmente para o tratamento de cavalos. Essa substância também é usada na criação de gado colombiano.
A atleta representou o Brasil na Copa do Mundo de sua categoria, entre os meses de agosto e setembro de 2024. Logo após, a federação liberou um efeito suspensivo para a jogadora do clube do Parque São Jorge. Por isso, a FIFA autorizou ela a atuar novamente desde fevereiro deste ano.
Recentemente, a lateral foi titular no confronto contra o São Paulo em partida válida pelo Campeonato Paulista Feminino de futebol. o técnico Lucas Piccinato substituiu ela pela Tamires no segundo tempo.
Confira um trecho da nota divulgada pela Gi Fernandes:
“Gostaria de compartilhar com todos uma notícia muito importante: fui absolvida integralmente pela FIFA no processo disciplinar por um caso de doping ocorrido durante a Copa do Mundo Sub-20
Feminina, na Colômbia. A FIFA reconheceu que não houve culpa, negligência ou dolo da minha parte, e que a violação foi puramente técnica, sem qualquer justificativa para punição”