Com o fim da temporada 2024, Fabinho Soldado detalhou planejamento do Corinthians para 2025 em entrevista coletiva, nesta segunda-feira. O diretor executivo de futebol comentou que a prioridade para a próxima temporada é a manutenção do elenco atual e a contratação de reforços pontuais.
Além disso, Fabinho Soldado também comentou sobre a utilização das categorias de base. Para o diretor, o relacionamento entre elenco de base e profissional não foi o ideal nesta. No entanto, a diretoria tem como objetivo para o próximo ano melhorar esse relacionamento e integrar ainda mais jogadores da base no profissional, assim como foi feito com Breno Bidon.
Outro ponto levantado na coletiva, foi em relação ao impeachment do presidente Augusto Melo. Ao ser questionado, Fabinho disse que o presidente alvinegro pediu para que ele focasse apenas no futebol e deixasse a questão política de lado e assim fez o diretor. Fabinho Soldado ainda complementou dizendo que espera que Augusto Melo possa se defender de forma limpa e que, no dia 7, quando os atletas se apresentam, tudo esteja resolvido e elenco e comissão possam se preparar da melhor forma para a temporada.
Renovações
Ao ser questionado sobre a permanência de alguns atletas, Fabinho Soldado disse que o Corinthians está tentando resolver todas as questões contratuais e a intensão é permanecer com todos esses jogadores. Em relação a renovação de contrato com Romero, o diretor deixou claro que estão havendo conversas entre clube e representantes do jogador, assim como, as questões contratuais de Carrillo e Talles.
“O Romero, o Carrillo, que está com uma ampliação, o Talles já demonstrou o interesse também de ampliar seu contrato, então todos esses jogadores é o interesse do Corinthians. O Romero, ele já tem uma cláusula no seu contrato, que já existe essa renovação automática, já começamos a conversa com seus representantes, espero o quanto antes ter esse assunto resolvido, para que ele e a gente também tenhamos tranquilidade. Voltando no assunto de manutenção, é a nossa intenção permanecer com todos. Alguns finais de contrato, devido à forma que nós encontramos naquele momento de fazer a negociação, como é o caso do Talles, que vai até o meio do ano, e que ele já demonstrou publicamente a intenção de prorrogar isso. Já demonstramos o interesse do Corinthians, agora é aguardar que tudo isso seja resolvido no seu tempo e na sua hora.”, comentou Fabinho Soldado.
Questão contratual de Giovane
Além do mais, o diretor executivo de futebol falou sobre a situação do atacante Giovane. Vale lembrar que devido problemas contratuais envolvendo a renovação do jogador, a comissão técnica alvinegra decidiu por não o relacionar para alguns jogos. Aliás, algumas semanas atrás surgiram boatos de que Giovane estaria negociando com Athletico-PR.
“Giovane é uma decisão dele, temos o interesse, até agora não teve outra sinalização do atleta. Enquanto isso, a gente continua com nosso compromisso com ele. Enquanto ele tem contrato, permanece aqui. Sempre foi e continuará sendo a nossa intenção a permanência. Ele ainda não alcançou o ápice, o Corinthians tem muito a fazer por ele, tomara que em algum momento ele entenda isso. O Corinthians é maior que tudo isso e que todos nós, estará acima de qualquer jogador e treinador. Vai ficar no Corinthians aqueles que querem ficar, vestir essa camisa e estão focados em, juntos, conquistar todos os objetivos de 2025.”, explicou Soldado.
Permanência de Yuri Alberto
Questionado em mais de uma ocasião durante a coletiva, Fabinho Soldado falou sobre a possibilidade de Yuri Alberto permanecer em 2025. Para o diretor o ponto principal para que o planejamento para a próxima temporada tenha sucesso é manter jogadores como Yuri, Garro, Memphis e Carrillo. Isso porque, a harmonia que o elenco corinthiano conquistou então pouco tempo e a forma que a temporada terminou mostrou como o time está fechado.
“É o objetivo nosso manter o Yuri. E não só o Yuri, mas qualquer outro atleta que tiver uma modificação (sobre uma possível saída), aí sim vamos acionar o mercado. Temos o setor competente para passar o nome (de possíveis reforços) para a gente, para irmos atrás e realizar a contratação. Não dá para falar de especulação, quando tiver uma situação concreta a gente vai sentar e falar. Yuri tá feliz, Garro, Memphis, Carrillo, Martínez… todos que chegaram nessa janela estão felizes, o elenco está muito fechado, é difícil conquistar isso em pouco tempo. Ter um elenco que se ajustou no meio do caminho e terminar da forma que terminamos, é preciso manter a harmonia, a felicidade entre eles. O sucesso de 2025 vai passar por essa manutenção, espero não falar de saídas mais pra frente, só manter o que construímos.”, explanou Fabinho Soldado.
Sonho de Yuri Alberto
Fabinho Soldado também falou sobre o sonho de Yuri Alberto jogar na Europa e apontou, que por outro lado, o atacante também sonha quem ter conquistas no Corinthians.
“Qualquer atleta, quando eu jogava também eu tinha o sonho de jogar na Europa. É um sonho importante, mostra a grandeza do jogador. Um atleta que está jogando no Corinthians, tem que sonhar alto. A gente sempre pensa, que antes de qualquer saída, como é importante o jogador ganhar títulos no Corinthians. Ficar marcado na história positivamente no Corinthians e o Yuri Alberto também pensa nisso. Ele é um profissional, ele está aberto a receber sondagens, a receber propostas, faz parte da vida do atleta. E a gente enquanto clube estamos focados na permanecia dele. Até então, não aconteceu nenhuma oferta oficial. A gente está sempre aqui aberto, pronto para conversar, para o que for. Eu também tenho certeza que o Yuri, mesmo que tenha esse sonho de jogar na Europa, ele também tem sonhos de conquistar grandes coisas aqui no Corinthians e é isso que a gente espera.”, disse Fabinho.
Orçamento e reforços midiáticos
Ademais, ao falar sobre a questão orçamentaria pra 2025, Fabinho Soldado deixou claro, mais uma vez, que a ideia de planejamento é a manutenção do atual elenco. Porém, falou que o estão havendo conversas como o departamento financeiro, não descartando a chegada de reforços.
“Nossa ideia é a manutenção do equipe. Faremos um esforço necessário para manter o elenco, porque nós entendemos que com esse elenco, as nossas metas esportivas certamente serão alcançadas. Temos sim a conversa com financeiros, já participei de algumas delas, temos algumas metas, alguns objetivos que precisamos também entender. Agora eu falo que isso não vai ser o problema, mas vamos ser criativos mais uma vez, trazer o jogador. Que por acaso houver a necessidade da chegada, nós vamos trazer os jogadores certos na hora certa, mas o maior objetivo do pensamento nosso é permanecer com os que estão.”, explicou o diretor.
Apesar do foco ser a manutenção do elenco e levando em consideração as questões e dificuldades orçamentárias que o clube enfrenta, o diretor executivo de futebol não descartou a possibilidade de novos reforços midiáticos.
“Por enquanto o nosso planejamento não é para isso (reforços midiáticos), porém a gente não pode dizer que não, pelo tamanho do Corinthians. Nós temos algum desafio também aqui. Não sei até onde o nosso orçamento permite algum tipo de investimento maior. Nosso parceiro foi muito importante nessa entrada do Memphis. E se tiver qualquer possibilidade de o Corinthians buscar as contratações necessárias dentro de uma carência, elas serão feitas.”, comentou Fabinho Soldado.