Na noite desta quarta-feira, o Corinthians venceu o Libertad e garantiu sua classificação em primeiro no grupo para a próxima fase da Libertadores Feminina. A partida aconteceu no Estádio Arsenio Erico, em Assunção, no Paraguai e as Brabas superaram as adversárias por 3 a 1.
Com essa vitória o Corinthians chegou aos sete pontos, mesma quantidade do Boca Juniors, que ficou atrás devido o saldo de gols, mas também se classificou. Por outro lado, Libertad e ADIFFEM foram eliminados.
Para essa partida o Timão entrou em campo com uma combinação de uniforme inusitada. O clube alvinegro utilizou a camisa “all black”, do seu segundo uniforme, junto com o calção amarelo, do uniforme número três da temporada passada. Isso aconteceu porque o regulamento da Libertadores exige que as vestimentas das equipes não tenham as mesmas cores e para evitar isso os clubes são obrigados a disponibilizarem três “kits” diferentes. Dessa forma, como o Libertad era o mandante tinham prioridade de usar o uniforme principal fazendo com que o Corinthians recorresse a essa combinação.
Escalação
Para este confronto, o técnico Lucas Piccinato optou por voltar a escalar algumas jogadoras consideradas titulares, diferente do jogo contra o ADIFFEM, quando escalou um teme misto. Com isso o Corinthians foi a campo com: Lelê; Paulinhas, Dani Arias, Erika e Yasmin; Ju Ferreira, Yaya e Vic Albuquerque; Jaqueline, Gabi Portilho e Millene.
Primeiro Tempo
O Timão precisava de um simples empate para garantir a classificação, no entanto, isso não fez com que a equipe entrasse em campo recuada. O Corinthians começou o jogo já se posicionando no campo de ataque e aos nove minutos abriu o placar. Vic Albuquerque recebeu a bola na entrada da área e tocou de calcanhar para Ju Ferreira, que finalizou de primeira no canto esquerdo do gol.
Atrás do placar a equipe paraguaia, que precisava da vitória, passou a ir para o ataque, porém não conseguiu criar tantas oportunidades e quando chegava não tinha sucesso.
O jogo como um todo ficou no meio termo e com muitas faltas, cometidas principalmente pelas jogadoras do Libertad. Em uma das dividias, Vic Albuquerque sofreu um choque de cabeça com Edith Gonzalez, e precisou deixar o campo de maca. No lugar da camisa 17 entrou, a também meio-campista, Gabi Zanotti. A placar da partida não teve alteração e foi para o intervalo marcando 1 a 0 para o Timão.
Segundo tempo
No segundo tempo, assim como no início da primeira etapa, o Corinthians começou pressionando o Libertad no ataque, entretanto, dessa vez não conseguiu transformar as chances em gol.
Por outro lado, o time adversário aos poucos foi criando suas chances e se posicionando nas proximidades da defasa alvinegra. Até que, aos 12 minutos, Romona Martínez contou com a falha de Dani Arias e após receber um ótimo lançamento ficou de frente para o gol. A jogadora do Libertad tocou por cobertura, encobrindo a goleira Lelê, e empatou o duelo.
Sendo o empate um resultado perigoso e o momento em campo ruim, Lucas Piccinato colocou Isabela e Eudimilla no lugar de Paulinha e Millene. As alterações fizeram com que clube do Parque São Jorge melhorasse e voltasse incomodar a defesa adversária, e aos 28 minutos, Yaya seguiu com a bola pelo meio campo e fez um belo lançamento para Jaqueline, que aproveitou a saída da goleira para marcar e deixar o Timão na frente do marcador de novo.
Logo após o gol corintiano, Piccinato fez mais duas alterações. Dessa vez saíram Gabi Portilho e Yaya para a entrada de Jheniffer e Duda Sampaio. Alguns instantes depois, o técnico também colocou Carol Nogueira no lugar de Jaqueline.
Com as novas mudanças, o Corinthians apresentou uma melhora significativa e teve mais chances. E na primeira jogada de Carol Nogueira, a jogadora conseguiu se livrar da marcação, levar a bola até linha de fundo e cruzar para Gabi Zanotti, que empurrou para o fundo do gol. O gol de Zanotti deu números finais a partida e garantiu a classificação do Alvinegro Paulista para a próxima fase.
Agenda do Corinthians
As brabas voltam a campo no próximo sábado pelas quartas de final da Libertadores Feminina. O adversário do Corinthians, será definido no duelo entre Santos e Olimpia, que definem quem irá ficar em primeiro e segundo no grupo. Dessa forma, a equipe que passar em segundo lugar irá enfrentar o Timão.