Neste domingo(08), o Corinthians visitou o Grêmio, em Porto Alegre, pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro, e venceu pelo placar de 3 a 0. Desse modo, engatou sua 9ª vitória consecutiva no Brasileirão. O Timão já entrou em campo classificado para a Pré Libertadores, então a partida só decretaria em qual posição o Alvinegro terminaria o campeonato. Com o resultado, o clube paulista ficou com a 7ª colocação, com 56 pontos.
No segundo turno, o clube paulista só ficou atrás do campeão Botafogo. Em 19 jogos, o Corinthians fez 37 pontos, enquanto a equipe carioca fez 39.
Primeiro tempo:
A primeira etapa começou com as duas equipes se estudando. O Grêmio conseguia se fazer mais presente no campo de ataque, porém não conseguiu dar trabalho pra o goleiro Hugo Souza. Por outro lado, o Timão deu trabalho para a defesa gremista na maioria das chegadas. Yuri Alberto chegou a balançar as redes, mas o gol foi anulado por impedimento.
Perto do fim do primeiro tempo, Geromel cometeu uma falta em Yuri Alberto dentro da área, o juiz mandou seguir, mas o VAR chamou e, após análise, marcou o pênalti para o Alvinegro. O camisa 9 corinthiano bateu e abriu o placar para o Timão. Com o gol, Yuri se manteve na artilharia do campeonato, ao lado de Alerrandro, com 15 gols.
Segundo tempo:
O adversário voltou bem, e logo ao primeiro minuto teve chance para empatar a partida. O Corinthians respondeu saindo em contra-ataque e também teve a oportunidade de ampliar no início da etapa complementar. A partida ficou pegada, com as duas equipes tendo boas chances de marcar, mas aos 28 minutos Dodi e Martinez deram inicio a uma discussão que se estendeu, e após revisão no VAR, o juiz expulsou os dois.
Com 10 jogadores, o Corinthians soube ser superior, Ramon Diaz substituiu Yuri e Bidon por Talles Magno e Charles, em seguida tirou Garro –que recebeu o premio de melhor meia do campeonato, junto ao Marlon do Botafogo– para colocar Romero. Essas substituições foram essenciais para o segundo gol corinthiano, que saiu de um cruzamento de Romero encontrando Charles que cabeceou para dentro do gol aos 42 minutos.
O terceiro gol do Timão saiu pouco minutos depois, em um ataque alvinegro, Alex Santana finalizou, o goleiro espalmou e no rebote Memphis fez um golaço e bicicleta e ampliou para o Timão.