Na tarde desta quarta-feira, o Corinthians perdeu para o Palmeiras nos pênaltis, com isso ficou com o vice-campeonato do Paulistão Feminino. Nos 90 minutos da decisão que aconteceu no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, o irmão perdeu por 2 a 1 e consequentemente a partida foi encaminhada para os pênaltis.
No jogo de ida, as Brabas venceram a equipe palmeirense, na Neo Química por 1 a 0. Dessa maneira, a equipe alvinegra precisava de uma vitória simples para garantir o título do Paulistão. No entanto com o resultado de 2 a 1 favorável ao Palmeiras, o confronto ficou empatado no agradado pelo placar de 2 a 2 e a partida se encaminhou para as penalidades.
Caso tivesse conquistado o título, o Corinthians teria encerrado a temporada de 2024 com quatro títulos, ou seja, todos os que disputou. Isso porque O Timão conquistou a Supercopa Feminina, Campeonato Brasileiro e a Libertadores. Além do mais, esse poderia ser o quinto título do Campeonato Paulista conquistado pelo alvinegro, assim se tornaria o maior campeão da competição.
Escalação
Para a segunda partida da final do Paulistão Feminino, o técnico Lucas Piccinato não pode contar com quatro jogadoras. Tamires em fase de transição, Jheniffer e Erika, estão fazendo controle de carga, e Jaqueline, com lesão muscular.
Além do mais, Isabela, que estava relacionada entre as titulares, sentiu dores durante o aquecimento, com isso Paulinha entrou em seu lugar.
Dessa forma, Piccinato mandou a campo: Lelê; Paulinha, Daniela Arias, Mariza e Yasmin; Ju Ferreira, Duda Sampaio e Vic Albuquerque; Gabi Portilho, Gabi Zanotti e Millene.
Primeiro tempo
Atrás do placar e precisando vencer por dois ou mais gols de diferença, o Palmeiras iniciou a partida pressionando o Corinthians. A equipe palmeirense se mantinha no ataque e não da espaço para o Timão atacar, apesar da equipe alvinegra ter maior posse de bola. Deste modo, não demorou para o placar ser aberto.
Amanda Gutierres, após passe de Brena, chutou forte para o fundo das redes e colocou o Palmeiras na frente. Mesmo após o gol, a equipe alviverde manteu a intensidade e pouco tempo depois ampliou com Brena, porém, depois de chegar no VAR, a árbitra anulou gol. Mas pouco tempo depois, aos 41 minutos, após cobrança de falta, Dudinha acertou um belo chute. 2 x 0 para o palmeira na primeira etapa.
Segundo tempo
Para a segunda etapa, Lucas Piccinato substituiu Gabi Zanotti por Yaya. A substituição surtiu efeito, as Brabas partiram apara o ataque e aos 2 minutos, depois de cruzamento de Paulinha, a camisa 8 acertou ótimo cabeceio, diminuindo a diferença no marcador.
Com a decisão empatada no agregado, a partida ficou cada vez mais truncada com o passar do tempo e poucas chances apareceram para ambos os lados. Dessa forma, a final do Paulistão Feminino encaminhou-se para as penalidades.
Pênaltis
Na disputa de pênaltis, as Brabas não converteram nenhuma das quatro cobranças. Duda Millene acertou a trave, já Duda Sampaio, Eudimilla e Carol Nogueira tiveram as cobranças defendidas por Tapia.
Por outro lado, o Palmeiras perdeu apenas uma das três cobranças. Amanda Gutierres acertou a trave, já Fê Palermo e Ingryd converteram as batidas. Com isso, a disputa terminou com o placar de 2 x 0 para a equipe palmeirense e o Corinthians ficou com o vice-campeonato.