A 17ª rodada do Campeonato Brasileiro chegou ao fim, e após empatar por 1 a 1 com o Botafogo no sábado (26.07), o Corinthians manteve-se na mesma posição na tabela. O time alvinegro, que iniciou a rodada na 11ª colocação, retornou para a mesma posição após os demais resultados, embora tenha sido superado no critério de aproveitamento.
Atualmente, o Corinthians soma 21 pontos em 17 partidas. Na tabela, Internacional e Ceará, estão com a mesma pontuação, e ficam a frente do Timão no criterio desempate e com um jogo a menos. Por isso, o clube do Parque São Jorge vê sua situação ameaçada por concorrentes diretos, especialmente considerando os jogos pendentes dos rivais.
Logo abaixo na classificação, Fluminense e Atlético Mineiro têm 20 pontos cada. No entanto, também estão com duas partidas a menos. Assim, o risco de perder mais posições nas próximas rodadas preocupa a comissão técnica. Além disso, o Corinthians está a seis pontos do Santos, primeiro clube na zona de rebaixamento.
Por outro lado, o Botafogo, que ocupa o sexto lugar, aparece com 26 pontos. Isso deixa o time comandado por Dorival Júnior a cinco pontos do G6, zona de classificação para a Libertadores. Neste cenário, o Timão permanece, até o momento, com vaga na Copa Sul-Americana de 2026.
Antes de voltar ao Brasileirão, o Corinthians enfrenta o Palmeiras nesta quarta-feira, às 21h30, na Neo Química Arena, pelo jogo de ida das oitavas da Copa do Brasil. Em seguida, no domingo, às 16h, encara o Fortaleza, também em casa, pela 18ª rodada.
A equipe busca maior consistência para reagir no campeonato, evitar riscos e sonhar com voos mais altos.