O Corinthians conheceu, nesta quarta-feira, seu adversário na segunda fase da Pré-Libertadores e o chaveamento. Um sorteio realizado na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai, definiu que a Universidad Central, da Venezuela, será o adversário do Timão.
A classificação para a próxima fase será decidida em jogos de ida e volta, com isso o Alvinegro Paulista tem como datas bases de seus jogos os dias 19 e 26 de fevereiro. Além do mais, por ser o segundo mais bem colocado no ranking entre as equipes que participam da Pré-Libertadores, o Timão fará o jogo de volta em casa.
Além disso, o Corinthians também conheceu o chaveamento caso avance para a terceira e última fase da preliminar. Através do sorteio ficou definido que caso avance o Timão poderá enfrentar Barcelona, do Equador, ou o vencedor de El Nacional, do Equador, e um representante do Campeonato Boliviano.
Aliás, assim como na fase 2, o alvinegro pode decidir a classificação jogando em casa, devido o ranking. Os confrontos da terceira fase têm como datas base os dias 5 e 12 de março.
Vale lembrar que, o Corinthians já participou da Pré-Libertadores em outras três ocasiões. Com isso, o clube do Parque São Jorge conta com uma classificação e duas eliminações. A classificação veio em 2015 ao enfrentar o Once Caldas, da Colômbia, enquanto as eliminações ocorreram em 2011 para o Tolima, da Colômbia, e 2020 para o Guarani, do Paraguai.
A última vez que a equipe alvinegra participou de uma edição de Libertadores foi em 2023, porém, acabou sendo eliminada ainda na fase de grupos. Dessa forma, conseguiu garantir uma vaga na Sul-Americana, em que chegou até a semifinal.
Conheça o Universidad Central, da Venezuela
A Universidad Central, da Venezuela, adversário do Timão na segunda fase da Pré-Libertadores, foi fundada em Caracas, capital venezuelana, em 1950. O nome da equipe advém da principal universidade do país, que leva o mesmo nome. O clube também é conhecido pela sigla “UCV” e sedia seus jogos no estádio Olímpico de la Universidad Central da Venezuela.
Por ser uma das equipes mais antigas da Venezuela, a Universidad Central, conquistou seus dois primeiro títulos do campeonato venezuelano em 1951 e 1953, quando a liga era considerada amadora. Ademias, seu último título de maior relevância ocorreu em 1957, dessa vez com o futebol considerado profissional no país.
A classificação para a fase preliminar da Libertadores de 2025, veio após o clube se destacar no Apertura, com 25 pontos, e consequentemente ser líder. No entanto, no seu grupo quadrangular a Universidad Central ficou em terceiro entre os oito que disputavam. Em contrapartida, no Clausura, a equipe venezuelana, terminou na nova posição e não conseguiu a avançar para a próxima fase. Vale ressaltar, que está é a primeira vez que o clube participa de uma edição de Libertadores.
A Universidad Central tem como destaque de seu elenco o atacante e artilheiro, Juan Camilo Zapata. Além disso, para a próxima temporada a equie deve reformular seu plantel, um vez que até o momento dispensaram 13 jogadores e renovaram com apenas nove.