Na tarde desta segunda-feira (28), o Corinthians anunciou a contratação de Dorival Júnior para o comando técnico da equipe. As partes entraram em comum acordo na última sexta-feira, após um longo período de negociações, desse modo o ex-técnico da Seleção Brasileirão chega ao Timão com contrato válido até o final de 2026.
O Corinthians estava em busca de um novo técnico desde a saída de Ramón Díaz, no dia 17 de abril. Desde então, alguns nomes começaram a ser especulados para assumir o cargo, entre eles Dorival Júnior, Tite, e Luís Castro. Dessa forma, Dorival Júnior chega para sua primeira passagem pelo Timão, depois de uma negativa do Tite e um grande período de tratativas.
Apesar do acordo ter sido firmado na sexta-feira, o contrato só pode ser assinado nesta segunda-feira. No entanto, no último domingo (27), Dorival Júnior esteve presente em um dos camarotes do Maracanã junto com membros da diretoria alvinegra para acompanhar a partida entre Corinthians e Flamengo. Após a partida, o treinador de 63 anos foi até o vestiário para conversar com os jogadores e com Orlando Ribeiro, técnico interino.
Assinado o contrato e feito o anúncio, Dorival comandará seu primeiro treino como técnico do Corinthians na tarde desta segunda-feira. Além disso, o treinador concederá uma entrevista coletiva com transmissão da Corinthians TV. Ademias, junto ao novo comandante também chegaram ao clube os auxiliares Lucas Silvestre e Pedro Sotero, além do preparador físico Celso Resende. Todavia, Dorival fará sua estreia nesta quarta-feira (30), quando o Corinthians enfrenta no Novo Horizontino, fora de casa, em jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil.
Primeiras palavras
Após ter sido devidamente apresentado aos jogadores e à comissão técnica Dorival falou um pouco de suas expectativas e sentimentos ao assumir o cargo de técnico do Corinthians.
“É um momento importante da minha carreira. Espero deixar um legado dentro de um trabalho que já vinha acontecendo. A comissão técnica anterior comandada pelo Ramón fez um belo trabalho e nos deixa em um momento especial. Espero dar sequência a tudo isso e alcançar os melhores resultados por essa grande equipe”, comentou o treinador.
Além disso, Dorival falou um pouco sobre a torcida corinthiana. Vale lembrar que antes mesmo de pensar em ser treinador do Timão, quando ainda era técnico do São Paulo, o treinado já havia mostrado admiração pela Fiel Torcida.
“É uma torcida Fiel que não desiste em momento nenhum. Isso é uma marca registrada. Espero vivenciar tudo isso. Se Deus quiser, darei o meu melhor para todos os torcedores. Ao final da temporada, que possamos lutar por todas as competições que estamos disputando”, completou Dorival Júnior.
Carreira
Aos 63 anos, Dorival Júnior chega ao Corinthians após ter trabalhado por um ano na Seleção Brasileira. Por lá, esteve a frente da equipe em 16 jogos, acumulando sete vitórias, sete empates e duas derrotas.
Por outro lado, antes de assumir a Seleção, o técnico comandou o São Paulo em 2023, onde conquistou o título da Copa do Brasil. Além do mais, antes de treinar o rival, Dorival fez ótimos trabalhos por Ceará e Flamengo. Contudo, sua carreira como treinador teve início em 2004 e de lá pra cá passo por outras equipes da elite do futebol brasileiro, como Fluminense, Athletico-PR, Santos e Palmeiras.