O Conselho de Orientação do Corinthians (CORI), irá se reunir na próxima segunda-feira (14) para avaliar a situação do ex-presidente Andres Sanches.
Os conselheiros irão analisar os extratos do cartão corporativo no período da gestão de Sanches, entre os anos de 2018 e 2020. Isso por conta de gastos indevidos feitos pelo ex-presidente no cartão corporativo do clube que vazaram nas redes sociais.
Além disso, o CORI irá avaliar uma possível exclusão de Andres do quadro associativo do Timão. A partir dessa discussão e da analise dos documentos, o órgão poderá indicar a abertura de um processo formal contra o ex-presidente para o Conselho Deliberativo.
Vale lembrar que o Conselho de Orientação não tem poder de decisão. Contudo, pode recomendar medidas ao Conselho Deliberativo, que é responsável por definir a permanência ou não de um associado por meio de votação dos conselheiros.
Nos bastidores, há burburinhos movimentos paralelos que, se as irregularidades forem comprovadas, defendem a exclusão de Sanches e um reparo financeiro ao Alvinegro.
Por fim, os Gaviões da Fiel, principal torcida organizada do clube, emitiu uma nota repudiando os gastos indevidos, pedindo um posicionamento do Conselho Deliberativo e exigindo respeito pelo Corinthians.
Confira a nota emitida pelos Gaviões:
“O Gaviões da Fiel Torcida, fundada para fiscalizar e defender incondicionalmente os interesses do Sport Club Corinthians Paulista, vem a público exigir providências imediatas diante das recentes denúncias envolvendo o ex-presidente Andrés Sanchez, acusado de uso indevido do cartão corporativo do clube.
A Fiel Torcida, que sustenta este clube com amor, presença e fidelidade, não admite que seu nome seja sujo por práticas que afrontam a transparência e a moralidade que devem reger a administração desta instituição.
Exigimos que o Conselho de Ética do Corinthians cumpra o seu papel e atue de forma independente, de acordo com o que determina e rege o Estatuto, acolhendo as denúncias formais para apurar os fatos, garantindo ampla defesa e, se comprovadas as irregularidades, promovendo a exclusão do ex-presidente do quadro de associados.
Da mesma forma, reivindicamos que o Conselho Deliberativo abra imediatamente todas as contas e movimentações financeiras dos últimos anos para análise detalhada, permitindo que a Fiel Torcida saiba como o dinheiro do clube foi utilizado.
O Gaviões da Fiel não compactua com corrupção, desvio de conduta ou qualquer ação que prejudique o Corinthians. Lutaremos sempre para que o clube seja administrado de forma ética, honesta e transparente, honrando a grandeza de sua história e o peso de sua torcida.
Exigimos respeito!
Chega de notícias negativas!
O Corinthians é do povo e deve ser tratado com dignidade.”