Jogando em Belo Horizonte, o Corinthians empatou com o Cruzeiro, neste sábado (19), por 1 a 1 e ganhou uma posição no Brasileirão.
Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Com uma equipe bem diferente da habitual, o Timão não conseguiu render o esperado, mas o empate heroico com gol de Gustavo Silva premiou a luta da segunda etapa.
Além da volta do atacante, outro ponto positivo fica por conta da estreia de Lucas Veríssimo, que teve boa atuação, inclusive ajudando bastante nas saídas de bola, dando ao treinador uma nova opção para a contestada defesa.
Primeiro tempo
Sem seus principais jogadores, o Corinthians sofreu na primeira etapa e não conseguiu criar absolutamente nada.
Com Rojas na vaga de Renato Augusto, Biro e Wesley nas pontas e Felipe Augusto centralizado, nenhum lance de ataque corinthiano preocupou o Cruzeiro.
No entanto, a defesa teve que se virar para evitar problemas.
Em um lance acidental, Moscardo desviou uma bola com o peito que saiu à esquerda do gol de Cássio, assustando a torcida.
Na sequência, Arthur Gomes se livrou da marcação e bateu da entrada da área, para boa defesa do camisa 12.
Apoiado pela torcida, o time mineiro ia para frente, já que não sofria com o ataque do Corinthians e levou perigo com Rafael Elias, em bola que o atacante disputou bola com Cássio.
Depois de muito tentar, o gol saiu aos 44 minutos.
Wesley puxou contra ataque e passou para Bruno Rodrigues, que achou Rafael Elias livre na área para abrir o placar.
Pouco depois, o zagueiro Caetano recebeu cartão amarelo depois de entrada dura no autor do gol cruzeirense.
Leia mais sobre o Timão: + Gustavo Silva acerta renovação de contrato com o Corinthians + Corinthians x Cruzeiro: Lei do ex cancelada
Segundo tempo: Corinthians busca no final
O segundo tempo não começou muito diferente para o Corinthians e antes dos 10 minutos, Moscardo e Biro já haviam recebido cartão amarelo.
A primeira finalização do Timão no jogo veio com Giuliano, mas Rafael Cabral defendeu sem dificuldade.
Aos 12 minutos, Gustavo Silva voltou aos gramados no lugar de Wesley, Giovane veio na vaga de Felipe Augusto e Ruan Oliveira substituiu Biro.
Pouco depois, Cássio evitou gol certo de Luciano Castán e Rafael Elias perdeu gol feito dentro da área do Corinthians.
O técnico Vanderlei Luxemburgo então lançou a campo Léo Maná no lugar de Bruno Méndez e Romero na vaga de Rojas, que não foi bem jogando mais ao centro.
Aos 26 minutos, Gustavo Silva fez boa jogada pela direita e cruzou para Giovane, mas a bola foi desviada por Néris e saiu para escanteio.
Já nos acréscimos, Robert acertou a trave de Cássio, quase ampliando para o time da casa.
Parecia tudo perdido, mas Gustavo Silva, o Mosquito, após longo período fora dos gramados, mergulhou entre os zagueiros celestes após grande lance de Romero e decretou o empate do Corinthians.
Como fica?
Com o resultado, o Corinthians vai à 13° colocação, com 24 pontos e um jogo a menos, podendo ainda perder uma posição para o Goiás, mas ultrapassando o Internacional, que perdeu na rodada para o Fortaleza.
O time esmeraldino joga em casa, contra o Athletico/PR, no estádio da Serrinha, na segunda-feira (21), no encerramento da 20° rodada.
Próximo jogo
Por fim, o Timão vira a chave e olha agora para a Copa Sul-Americana, onde a equipe enfrenta o Estudiantes/ARG, na próxima terça-feira (22), às 21:30hs, na Neo Química Arena.
A partida é válida pelas quartas de final da competição continental.
O jogo de volta será exatamente uma semana depois, no estádio José Luiz Hirschi, em La Plata, Argrentina.