Após derrota do Botafogo, Corinthians continua sendo a última equipe sul-americana campeã do Mundial de Clubes da FIFA. A equipe carioca perdeu para o Pachuca, do México, por 3 a 0, e com isso deixou a competição que reúne os campões continentais.
Vale lembrar que o torneio que antes se chamava Mundial de Clubes da FIFA, agora atende pelo nome de Copa Intercontinental. Apesar de continuar reunindo os campeões continentais da temporada, a competição sofreu algumas alterações além do nome.
Uma das mudanças envolve a exclusão de um representante do país-sede. Além do mais, o vencedor da Champions League chega na torneio com vaga garantida na final, enquanto outras equipes disputam um playoff. Em contrapartida, o campeão da Libertadores, que entrava direto na semifinal, agora, começa a competição nas quartas.
Deste modo, o Botafogo se tornou a equipe sul-americana de pior campanha na história da competição. Uma vez que não se enquadra entre os quatro primeiros do torneio. Aliás, o Pachuca, com a classificação, enfrentará o Al-Ahly, do Egito, e o vencedor do confronto encara o Real Madrid na final.
Além disso, a FIFA desenvolveu um novo torneio que se chamará Mundial de Clubes, ou então, Super Mundial. A competição que acontecerá pela primeira vez em 2025, ocorrerá de quatro em quatro anos, reunindo 32 times divididos em oito grupos com quatro em cada um deles. As duas melhores equipes de cada grupo avançam para as oitavas de final, com isso, a competição segue no formato de mata-mata com jogo único.
Último sul-americano
Desde 2012, uma equipe da América do Sul não conquista o Mundial de Clubes, agora Copa Intercontinental, sendo o Corinthians o último clube sul-americano a conquistar a competição da FIFA. Vale lembrar que na ocasião, o Timão superou o Al-Ahly, por 1 a 0, na semifinal e o Chelsea, da Inglaterra pelo mesmo placar na final.
Na disputa do torneio no Japão, o Corinthians era comandado por Tite e tinha jogadores icônicos no elenco. A escalão alvinegra contava com Cássio; Alessandro, Chicão, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Paulinho e Danilo; Emerson Sheik, Jorge Henrique e Guerreiro. Além do mais, os dois gols do Timão no Mundial foram marcados pelo atacante peruano.
Apesar de ter sido o último levantar a taça do Mundial, o Corinthians não foi o derradeiro time brasileiro a participar da competição. Fluminense, Atlético-MG, Palmeiras e Flamengo (os dois últimos duas vezes) participaram do torneio, porém não ficaram com a taça. No caso de Flamengo, Palmeiras e Atlético-MG, em pelo menos uma das ocasiões não conseguiram, se quer, passar da semifinal.
Ademais, após o título de 2012 conquistado pelo Corinthians, sendo este o segundo Mundial do alvinegro, apenas equipes europeias venceram o torneio. Ou seja, caso o Real Madrid vença está edição, o Timão também será o último clube “não europeu” a ter vencido a competição intercontinental.