O STJD condenou o Corinthians pelo arremesso de uma cabeça de porco no gramado durante o Derby. O Clássico aconteceu na Neo Química Arena e na ocasião o Timão venceu o rival por 2 a 0.
Segundo a informação divulgada primeiramente pelo repórter Pedro Ramiro, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) puniu o Corinthians com uma Multa de R$ 85 mil. A condenação não é apenas referente ao arremesso da cabeça de porco, isso porque o órgão também penalizou a equipe alvinegra pela faixa estendida por torcedores contra a CBF, em que estava escrito: “CBF = Corrupção Brasileira de Futebol”.
Vale lembrar que o protesto da torcida corintiana contra a confederação aconteceu após as polêmicas envolvendo as datas das semifinais da Copa do Brasil. Na ocasião, a entidade alterou as datas das partidas entre Corinthians e Flamengo, porém o Timão foi contra a mudança. A diretoria alvinegra alegou que a mudança a prejudicaria e que favorecia o adversário, mas, mesmo com a oposição do Corinthians, as alterações persistiram.
Além da cabeça de porco, registram na súmula o arremesso de objetos de plástico e um isqueiro. Dessa forma, o STJD indiciou o Alvinegro Paulista por esses atos de acordo com o Artigo 213 do CBJD. Com isso, além do pagamento de multa o Corinthians correu o risco de perder de uma a dez mandos de campo.
Além disso, o STJD denunciou o Timão no Artigo 191, que aborda a questão de “deixar de cumprir, ou dificultar o cumprimento” de ações que ferem o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). No entanto, o Corinthians colaborou com as investigações, ajudando a identificar o torcedor responsável. Por sua vez, o torcedor prestou depoimento na delegacia e foi liberado na sequência.