A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu, neste sábado, as datas dos confrontos da semifinal da Copa do Brasil. O jogo de volta, que acontecerá em Itaquera, ocorrerá em um domingo devido os jogos da Sul-Americana e Libertadores.
A partida de ida entre Corinthians e Flamengo está marcada para o dia 2 de outubro, quarta-feira, às 21h45, no Maracanã. Já a partida de volta, será disputada no dia 20, domingo, às 16h, na Neo Química Arena. Ambos os jogos contarão com transmissão da TV Globo, SporTV, Premiere e Amazon Prime Video.
Segundo a CBF, as datas dos duelos de volta mudaram dos dia 16 e 17 para 19 e 20 de outubro devido os jogos da semifinal da Libertadores e Sul-Americana. Dessa forma, a entidade trocou as datas do Brasileirão com as da Copa do Brasil, e o Timão jogará contra o Athletico-PR, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro no dia 17, às 20h, na Neo Química Arena.
Além disso, a CBF também justificou a mudança apontando outros dois fatores. De acordo com a organização os ajustes do calendário buscam o aperfeiçoamento e a promoção permanente do Futebol Brasileiro, a fim de respeitar os princípios do equilíbrio técnico e mérito esportivo. A entidade também falou que com a mudança, que já ocorreu em outras ocasiões de maneira bem-sucedida, traria condições igualitárias para as equipes, uma vez que virão poder contar com os atletas convocados para a Data Fifa.
Vale lembrar que nos últimos dias a possibilidade de mudança das datas repercutiu nos bastidores dos clube. Em um primeiro momento, o Flamengo manifestou interesse na alteração, porém o Alvinegro Paulista, em mais de uma ocasião se mostrou contrário a qualquer mudança.
Posicionamento do Corinthians
Após a divulgação das datas, o Corinthians expressou indignação com a decisão da CBF, através de um nota do presidente Augusto Melo. A diretoria do Timão entende que a ação da entidade favorece um clube em detrimento dos outros, já que o alvinegro está disputando três competições simultaneamente e a alteração das datas causa sérios prejuízos no planejamento esportivo da equipe.
Augusto Melo ainda diz que atitude fere a credibilidade do futebol brasileiro. E completa dizendo que Corinthians seguirá lutando por justiça e igualdade no futebol, para que interferências externas não prejudiquem a integridade das competições.
Do mesmo modo que o Timão, o Vasco também demonstrou descontentamento com a decisão e diz está sendo prejudicado enquanto outros clubes estão sendo favorecidos.