Um dos primeiros ídolos do Corinthians, Neco nascia há 129 anos

[ad_1]

Um dos primeiros ídolos do Corinthians, Neco nascia há 129 anos

7 de março de 2024 17:39


  • Por Vinícios Cotrim | Redação da Central do Timão

Em 7 de março de 1895, nascia Manoel Nunes, o Neco, um dos primeiros ídolos da história alvinegra. Craque e polêmico, tinha facilidade para atuar como centroavante, meia-esquerda e ponta-esquerda. Dizem que ele era uma fusão de Tevez com Edmundo, devido à sua vontade de vencer, a sua técnica impressionante e o seu temperamento explosivo.

Em 1911, o Corinthians seguia em sua luta na várzea. Sem sede ou campo para treinar ou jogar, reunia dinheiro entre os jogadores e torcedores e alugava o Campo do Lenheiro para mandar suas partidas. Foi nesse cenário que César trouxe Manuel Nunes, o Neco, seu irmão mais novo para o Corinthians.

Neco era um menino e a partir dali, viveu o Corinthians em toda a sua intensidade. O defendeu como poucos, com valentia. Presente em todas as primeiras conquistas da equipe, sagrou-se campeão em 1914 e 1916, tricampeão em 1922-1923-1924 e novamente em 1928-1929-1930.

Foi um jogador valente, técnico e temperamental, especialmente contra o Palestra. Neco não ganhava salários no Corinthians e emprestou dinheiro para comprar a segunda bola da equipe.

Neco foi mais do que os fanáticos corinthianos acham: símbolo e primeiro ídolo do Corinthians, destacando-se nas primeiras décadas do século 20; um dos grandes atletas da seleção brasileira de 1919 e dos selecionados paulista e brasileiro”, diz Antonio Roque Citadini, em seu livro “Neco – O primeiro ídolo”.

Para os corinthianos mais antigos, ele é um dos maiores, talvez o maior, da história do Time do Povo. E por isso Manoel Nunes, o Neco, mereceu ser eternizado, ainda em vida, com seu busto nos jardins do Parque São Jorge.

Pelo Timão, Neco fez 297 jogos e 242 gols. Foi campeão paulista em 1914, 16, 22, 23, 24, 28, 29 e 30 como jogador, e em 1937 como técnico. Após Amílcar Barbuy, que foi o primeiro atleta do Corinthians convocado para a Seleção Brasileira (1916), Neco foi o segundo alvinegro convocado e com a Seleção conquistou duas Copas América: 1919 e 1922 e marcou nove gols.

Clique AQUI para acessar a KTO, faça seu cadastro e ganhe 20% de bônus no primeiro depósito! Use o cupom da Central do Timão: CDT1910.

Além do promocode, qualquer usuário da KTO tem direito à primeira aposta sem risco, de até R$ 200. Exemplo: mesmo que a primeira aposta do usuário seja perdida, o valor dela, em até R$ 200, retorna como bônus para a conta.

Corinthians agenda entrevista coletiva de apresentação do reforço Cacá

Jogadoras do Corinthians comentam sensação de jogar na Arena: “Não consigo acostumar”

Cacá fala pela primeira vez como jogador do Corinthians: “A felicidade é enorme”



[ad_2]

Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

CATEGORIAS

REDES SOCIAIS