O programa Mesa Redonda da TV Gazeta contou nesse ultimo domingo (20), com a presença do ex-presidente do Corinthians Andrés Sanchez. Andrés falou bastante da política do clube que em Novembro terá eleição que resolverá o presidente do próximo triênio 2024-25-26.
Contudo, uma das perguntas que sempre chama bastante atenção é a implementação de uma SAF no Corinthians.
SAF, é a sigla para Sociedade Anônima do Futebol. Basicamente é um modelo onde um clube de futebol adota o formato de empresa, o que o propicia a ter um dono. Porém com alteração nas tributações e controle mais rígido quanto ao pagamento de dívidas. O Corinthians atualmente funciona como uma associação civil sem fins lucrativos, com eleições e obrigatoriedade de seguir um estatuto.
Leia mais sobre o Timão: + Gaviões solicita adiamento de partida + Andrés Sanchez dispara contra oposição
Ao ser questionado sobre o modelo de SAF o ex-presidente do Corinthians foi enfático e até citou o atual líder do campeonato brasileiro.
“A SAF do Botafogo é uma mentira! Está em primeiro lugar e ninguém fala… Salário atrasado, pegando dinheiro emprestado em banco, fazendo carta de crédito que lá Deus sabe como… Só que tá em primeiro, aí ninguém fala nada! Não sou contra SAF, sou a favor de SAF. No Corinthians não, porque o Corinthians é muito grande, é autossuficiente.” Esbravejou Andrés.
Todavia, vale destacar que o Corinthians tem no comando o mesmo grupo político há 16 anos e possui uma dívida de quase 1,5 bilhões de reais (contando dívida do clube e da construção do estádio).
O candidato de oposição, Augusto Melo, também já se pronunciou algumas vezes contrário ao modelo de SAF no Corinthians.
“Não, de forma alguma, SAF já existe com os mesmos há 16 anos, os mesmos que vão e voltam, queremos montar um planejamento, uma gestão onde todos possam participar, mas desde que sigam nosso estatuto pelo bem de todos”. Afirmou Augusto Melo em entrevista ao programa Reis da Resenha em 8 de agosto.