O ano se encerra no Corinthians e com ele vem a retrospectiva de uma temporada que alternou momentos de risos e lágrimas. 2024 foi marcado por bons jogos em copas, mas momentos críticos no Campeonato Paulista e Brasileiro. Contudo, o Timão terminou o ano com show e esperança de um 2025 de muitas alegrias.
O inicio de ano contou com um novo presidente. O grupo que comandava o Corinthians há 16 anos perdeu nas urnas e Augusto Melo assumiu a presidência do clube. Com ele a esperança de uma nova condução, além de mais transparência. Porém, problemas não faltaram para Augusto. Rubão que veio como seu braço direito, logo rompeu com o mandatário e se tornou oposição, criando vários problemas ao novo presidente. Denúncias de uma suposta lavagem de dinheiro com a patrocinadora apresentada como a maior do Brasil, causaram pedidos de Impeachment. Todavia, esses estavam longe de serem os únicos problemas. As contas do clube foram diversas vezes bloqueadas por dívidas de gestções antigas e que não eram cobradas até Augusto assumir a presidência. Direitos de imagem e FGTS atrasados também causaram problemas, até fazendo o clube perder jogadores.
O inicio do ano para o futebol
No futebol o ano começou com um título. O Corinthians venceu a Copinha e o clube que já era o maior vencedor da competição ampliou ainda mais a sua vantagem. Porém, no profissional o ano começou difícil. Foram várias contratações e 12 jogadores que deixaram o clube, causando uma das maiores reformulações da história do Timão e isso se refletiu em campo. Em um péssimo Campeonato Paulista, o time não conseguiu ir para a segunda fase e nem sequer conseguiu vaga para a Copa do Brasil de 2025. O treinador Mano Menezes que iniciou o ano, foi trocado por António Oliveira que também não conseguiu render o esperado.
No meio da temporada veio a virada de chave na parte administrativa. Fabinho Soldado, em meio a muitas desconfianças, chegou como executivo de futebol. Contrataram Fred Luz como CEO do clube, para desespero de muitos conselheiros. A dupla mostrou um trabalho coeso e conseguiu render o esperado fora de campo.
Corinthians nas Copas e no Brasileirão
Já nas Copas o Corinthians ia bem. Conseguindo chegar as semifinais da Copa do Brasil e da Sul-americana. Contudo, em meio a isso o clube ia mal no Brasileirão e brigava contra o rebaixamento. Para salvar o time, um novo treinador chegou. Ramón Díaz assumiu o clube e com ele novos contratados também chegaram. E a cereja do bolo veio da Holanda. Memphis Depay chegou no clube, após uma parceria com o novo patrocinador master. E a chegada do jogador mudou a temporada. Yuri deu uma das maiores voltas por cima da história do Corinthians, Garro jogou muito futebol e o time encaixou bem na reta final da competição nacional. Yuri foi o artilheiro da competição e Garro foi o principal assistente, conquistando 9 vitórias seguidas. O Timão assim conseguiu vaga na Libertadores e Copa do Brasil de 2025
Por fim, ainda deu tempo do Corinthians pedir uma centralização judicial das dívidas, enlouquecendo muitos agentes de jogadores, mas dando um alivio financeiro nas contas do clube. E não podemos deixar de citar a vaquinha organizada pelos Gaviões da Fiel que busca pagar o estádio do Timão. A iniciativa causou alvoroço nas redes sociais e já conta com mais de 34 milhões em doações de torcedores. Tudo isso, nos leva a acreditar em um 2025 muito melhor e mais tranquilo, se possível até com títulos.