O Corinthians iniciou nesta semana a preparação para o jogo contra o Grêmio, válido pela Copa do Brasil. A equipe começou os treinamentos na manhã desta segunda-feira (29), no CT Dr. Joaquim Grava, visando o primeiro duelo das oitavas de final do torneio. Na quarta-feira (31), o Timão recebe o clube gaúcho às 21h30, na Neo Química Arena.
As copas se tornaram o foco principal da temporada corintiana, após um mau desempenho no Campeonato Brasileiro. Além disso, elas se tornaram o único meio viável para o clube conseguir se classificar para a Libertadores do ano que vem. Para atingir esse objetivo, é necessário ganhar a Copa do Brasil ou a Sul-Americana, visto que a possibilidade de ficar entre os seis primeiros na liga brasileira é bem difícil.
O jogo de volta contra o Grêmio será no dia 7 de agosto, encerrando essa fase da copa. Nesse sentido, caso avance para a próxima fase, o time paulista receberá 4,5 milhões de reais a mais nos cofres.
Pela Sul-Americana, o confronto será contra o Bragantino nos dias 13 e 20 de agosto, também pelas oitavas de final, sendo o segundo jogo com mando corintiano. O clube que avançar para as quartas de final ganhará cerca de 700 mil dólares (3,5 milhões de reais).
O Corinthians vê esses campeonatos como uma forma de equilibrar a parte financeira do clube. Quem vencer a Copa do Brasil vai faturar cerca de 73,5 milhões de reais (apenas pela vitória na decisão). No entanto, o presidente entende que, para avançar nesses torneios, serão necessários reforços pontuais, principalmente no setor de ataque.