- Por Ruan Phelipe / Redação da Central do Timão
O jovem talento do Corinthians, Gabriel Moscardo, está se destacando como uma promessa brilhante no futebol brasileiro. Convocado pela seleção brasileira pré-olímpica para amistosos no Marrocos e com o interesse do Chelsea, da Inglaterra, Gabriel, com apenas 17 anos, já soma 11 jogos no time principal do Corinthians, sendo titular em dez deles. No entanto, sua influência e inspiração vão além do campo, estendendo-se até sua própria casa.
Gabriel Moscardo se tornou uma referência para seu irmão caçula, Miguel Moscardo, que completou 13 anos neste mês de julho e compartilha do sonho de seguir carreira no futebol. O jovem Miguel está prestes a acertar sua entrada nas categorias de base do Corinthians, após atuar como atleta amador pelo Flamengo, time localizado em Guarulhos, na Grande São Paulo, onde já acumulou cinco gols em nove partidas no Paulistão da categoria.
Miguel compartilhou sua empolgação ao se referir ao irmão mais velho:
“Não teria uma referência melhor que essa, de dentro de casa. Sei tudo o que ele passou, sei os segredos (para dar certo), então estou muito feliz por ele, vou tentar seguir os mesmos passos“, disse ele ao GloboEsporte.com na arquibancada da Neo Química Arena, após o empate do Corinthians com o Palmeiras.
No Derby entre Corinthians e Palmeiras, Miguel esteve presente nas arquibancadas ao lado de seus pais, Érica e Joel. Durante o primeiro tempo do clássico, torcedores informaram à família que Gabriel havia sido convocado para a seleção pré-olímpica, o que gerou grande emoção.
A mãe de Gabriel e Miguel, Érica, descreveu a reação do caçula:
“Ele ficou nervoso, emocionado e chorou. Mas logo teve que entrar no vestiário para pensar no jogo de novo. Ele sabe fazer isso muito bem.”
Érica também falou sobre a importância de manter uma rotina regular para seu filho mais novo, para que ele não se deslumbre com o sucesso de seu irmão:
“A gente mantém uma rotina com ele para que não se deslumbre com tudo. Ele estava se preparando para isso e tem que focar no que sabe fazer, que é jogar bola. Esquecer Twitter, Facebook, Instagram, redes sociais e jogar bola, se dedicar e treinar. A rotina dele é a mesma, só mudou o portão (de entrada no CT). Na Faculdade, ele está com um pouco de dificuldade pelo assédio, mas a gente coloca ele lá dentro, ele estuda e depois a gente vai buscar também” – explicou Érica ao GloboEsporte.com.
Gabriel Moscardo tem apenas onze jogos com a camisa do time principal do Corinthians. Em 2022, ele foi o principal artilheiro da equipe sub-17, mesmo atuando como primeiro volante. Este ano, pelo sub-20, jogou alguns meses e se tornou titular absoluto. Luxemburgo gostou do garoto e deu chances no profissional.