[ad_1]
Mano Menezes esteve nas últimas quatro eliminações do Corinthians na primeira fase do Paulistão
3 de março de 2024 12:00
- Por Kennedy Cardoso / Redação da Central do Timão
Demitido no início de fevereiro após somar quatro derrotas consecutivas, o técnico Mano Menezes teve participação direta em mais uma eliminação do Corinthians na primeira fase do Paulistão. Inclusive, o treinador esteve no comando alvinegro nas últimas quatro vezes que o clube não avançou ao mata-mata da competição estadual.
De acordo com levantamento do SofaScore, as últimas quatro eliminações do Corinthians na fase de grupos do Paulistão aconteceram em 2008, 2010, 2014 e, agora, 2024. Mano Menezes esteve à frente do clube em todas as ocasiões. Em contrapartida, o treinador comandou a conquista estadual de 2009.
Em 2008, na primeira eliminação com Mano Menezes, o Corinthians vivia momento de reformulação após o inédito rebaixamento à Série B. O elenco alvinegro sofreu diversas baixas, contou com outras várias chegadas e terminou na quinta colocação da primeira fase, sem vaga na semifinal do Paulistão, que não contava com grupos na época.
A reformulação, porém, obteve sucesso, e o Corinthians terminou 2008 como campeão da Série B e vice-campeão da Copa do Brasil. O elenco montado pelo técnico Mano Menezes rendeu novos frutos em 2009, com os títulos do Paulistão e da competição nacional. Dentro de campo, a principal estrela era Ronaldo Fenômeno.
Em 2010, mais uma queda precoce no Paulistão. O Corinthians manteve a base campeã estadual e nacional em 2009, mas não fez boa campanha e terminou a primeira fase na quinta colocação geral, sem vaga na semifinal. O ano do centenário alvinegro não terminou da melhor forma para o clube, com título do Brasileirão perdido nas rodadas finais após a saída de Mano Menezes para a Seleção Brasileira.
Quatro anos depois, em 2014, Mano Menezes retornou ao Corinthians após passagem pela CBF e precisou, novamente, comandar uma reformulação no elenco alvinegro, que conquistou Brasileirão, Libertadores, Mundial, Paulistão e Recopa entre 2011 e 2013, com Tite no comando. Mas o desempenho foi aquém no estadual, e o clube terminou na terceira posição do Grupo B, sem vaga nas quartas de final.
De 2014 para cá, o Corinthians havia disputado todos os mata-matas do Paulistão, com títulos em 2017, 2018 e 2019, até ser novamente eliminado na primeira fase em 2024, quando Mano Menezes, mais uma vez, assumiu a responsabilidade de reformular o elenco. O treinador, porém, teve uma sequência ruim, de quatro derrota seguidas, que dificultou a classificação do clube.
A diretoria de Augusto Melo tentou consertar os problemas do Corinthians com a demissão de Mano Menezes e a contratação de António Oliveira. O português até melhorou o desempenho da equipe, mas não conseguiu superar o início ruim do clube no Paulistão com o ex-treinador.
Diferentemente dos outros anos em que o Corinthians caiu na primeira fase, porém, agora a eliminação precoce no Paulistão pode custar uma vaga na Copa do Brasil de 2025, uma vez que a CBF mudou o sistema de qualificação para a competição e passou a valorizar os estaduais desde a última temporada. Agora, o Timão terá de se classificar para a Libertadores de 2025 pra ir ao torneio nacional.
🔎| Curiosidade:
O Corinthians foi eliminado 4 vezes na fase de grupos nas últimas 17 edições do Paulistão. A equipe foi comandada nas campanhas por Mano Menezes em todas as ocasiões.
2008 – Mano Menezes ❌
2010 – Mano Menezes ❌
2014 – Mano Menezes ❌
2024 – Mano Menezes ❌ pic.twitter.com/qauHjmHPSG— Sofascore Brazil (@SofascoreBR) March 3, 2024
Clique AQUI para acessar a KTO, faça seu cadastro e ganhe 20% de bônus no primeiro depósito! Use o cupom da Central do Timão: CDT1910.
Além do promocode, qualquer usuário da KTO tem direito à primeira aposta sem risco, de até R$ 200. Exemplo: mesmo que a primeira aposta do usuário seja perdida, o valor dela, em até R$ 200, retorna como bônus para a conta.
Chefe do DM relembra chegada ao Corinthians e primeiro atendimento a um jogador em campo
Jogadoras do Corinthians marcam em goleada da Seleção Brasileira contra Argentina na Copa Ouro
[ad_2]
Source link