Fora da Copa do Brasil, o Corinthians ainda disputa a Copa Sul-Americana, onde enfrenta o Estudiantes/ARG pelas quartas de final.
Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Sempre vista como terceira opção entre as competições disputadas, a competição internacional pode virar tábua de salvação em uma temporada marcada por insucessos.
Nesse sentido, a própria presença do Corinthians na competição é fruto de um fracasso na temporada.
No caso, a eliminação ainda na fase de grupos da Libertadores, quando o Timão ficou na terceira colocação do seu grupo, atrás de Argentinos Júniors/ARG e Independiente del Valle/EQU.
Apesar do clamor de parte da torcida para levar a competição a sério, o técnico Vanderlei Luxemburgo escalou equipes mistas até a fase atual.
O Corinthians passou pelo Universitário/PER pelos playoffs da Sul-Americana com duas vitórias, e depois eliminou o Newell’s Old Boys/ARG vencendo na Neo Química Arena e empatando em Rosário.
Leia mais sobre o Timão: + Corinthians perde o clássico e está fora da Copa do Brasil + Luxemburgo culpa falta de intensidade
No entanto, a queda na Copa do Brasil pode fazer com que o clube encare a competição de outra forma.
Há dois pontos da zona do rebaixamento, o Corinthians não pode deixar o Brasileirão de lado, mas o torneio, caso a equipe avance, pode se tornar a chance real de sucesso em 2023.
A principal dúvida é sobre o aproveitamento dos expoentes do elenco na partida frente ao Estudiantes, no próximo dia 22, que ainda está em aberto.
Por fim, o treinador Vanderlei Luxemburgo segue afirmando que a prioridade é o Brasileirão, já que a situação ainda é desconfortável.
Contudo, a escalação do Corinthians dirá qual o tamanho que a Sul-Americana ganhou depois da queda no Majestoso.