Neste último domingo dia (28), o Corinthians foi superado pelo Atlético Mineiro em partida valida pelo Brasileirão pelo placar de 2×1, fora de casa. Essa foi a primeira derrota do Timão tendo como técnico, o argentino, Ramón Díaz.
Com esse resultado o Corinthians permanece com 19 pontos na 15ª colocação, estando apenas um ponto na frente do Vitória, primeiro time da zona de rebaixamento. Vale lembrar que times como Grêmio, Cuiabá e Fluminense que também brigam contra o rebaixamento têm jogos a menos na competição.
Para essa partida o comandante Ramón Díaz optou por utilizar um esquema tático com quatro zagueiros e não três como nas últimas rodadas. Um dos jogadores do sistema defensivo que iniciou a partida foi o lateral direito Fagner, que não atuava como titular devido uma lesão na coxa direita, desde a partida contra o Racing (URG), pela fase de grupos da Copa Sul-Americana
Primeiro tempo
O confronto começou equilibrado, com os dois times se estudando e tentando achar alguma oportunidade para sair na frente do placar. Até que, aos 29 minutos da primeira etapa, Romero comete falta em Hulk próximo a área corinthiana. Na cobrança da falta a bola acerta o braço de Rodrigo Garro que estava na barreira e o juiz marca pênalti para o Atlético-MG, Hulk converte, em seguida, deixando a equipe mineira na frente do marcador.
Apesar de estar atrás do placar o timão não se abateu, não deixando de atacar. Aos 39 minutos Rodrigo Garro cruza a bola na área e Yuri Alberto cabeceia para o fundo da rede, deixando tudo igual no placar. Resultado que persistiu até o final do primeiro tempo.
Segundo Tempo
A segunda etapa foi marcada por chances de gol para os dois lados, que resultaram em defesas dos goleiros. Por mais que Ramón Díaz tenha feito alterações que deixasse o time melhor fisicamente, o Corinthians não conseguiu converter as oportunidades criadas em gols. Aos 38 minutos, em um lance envolvendo André Ramalho e Paulinho, o árbitro marcou pênalti para do zagueiro corinthiano no atacante adversário. Mais uma vez Hulk foi para a cobrança e converteu, deixando o Atlético-MG de novo na frente do placar.
Conforme o final da partida se aproximava o jogo ficou mais tenso e com jogadas mais duras, uma delas resultando na expulsão do zagueiro atleticano Lyanco, que recebeu o segundo cartão amarelo. A fim de tentar uma reação Ramón deixa o time mais ofensivo, tirando Raniele para a entrada de Pedro Raul. Mesmo assim, o Timão não conseguiu marcar, saindo derrotado do confronto.
Agenda do Corinthians
O próximo compromisso corinthiano é contra o Grêmio pelas oitavas de final da Copa do Brasil. A partida ocorrerá na próxima quarta-feira (31), às 21h30, na Neo Química Arena.
Já pelo Campeonato Brasileiro o Corinthians só volta a campo no dia 4 de agosto para jogar contra o Juventude em Itaquera em confronto valida pela 21ª rodada da competição.