[ad_1]
Corinthians aproveita vantagem numérica e derrota o Botafogo em Itaquera pelo Brasileirão
22 de setembro de 2023 22:11
- Por Henrique Pereira / Redação da Central do Timão
Nesta sexta-feira, 22, o Corinthians recebeu o Botafogo na Neo Química Arena pela 24º rodada do Campeonato Brasileiro e saiu de campo com uma vitória por 1 x 0, com gol marcado pelo zagueiro Gil na segunda etapa. O Timão teve um jogador a mais desde a metade da primeira etapa e conseguiu superar o líder da competição para sair com o triunfo em Itaquera.
A primeira etapa terminou empatada por 0 x 0 com o Corinthians dominando as ações e mantendo a posse de bola, já que ficou com um jogador a mais desde os 22 minutos, após falta dura em Pedro. Entretanto, o Timão não conseguiu aproveitar a vantagem numérica e sofreu pra criar chances de perigo.
Já na segunda etapa, o Timão aproveitou a superioridade numérica e pressionou o adversário, criando boas chances em sequência até finalmente abrir o placar aos 13 minutos, com Gil. Depois, a equipe manteve a posse de bola e administrou o placar para sair com a vitória.
E como fica?
O resultado leva o Corinthians aos 30 pontos e à 10º colocação do Campeonato Brasileiro, ultrapassando São Paulo, Internacional, Cruzeiro e Cuiabá, além de abrir seis pontos da zona de rebaixamento.
Próximo compromisso
O Corinthians agora volta a campo na próxima terça-feira, 26, para enfrentar o Fortaleza no jogo de ida da semifinal da Copa Sul-Americana, na Neo Química Arena, às 21h30 (horário de Brasília).
Escalação do Corinthians
O treinador Vanderlei Luxemburgo resolveu fazer quatro alterações em relação ao time que enfrentou o Grêmio na última rodada. O comandante tirou Fagner, Caetano, Fábio Santos e Renato Augusto, para promover as entradas de Bruno Méndez, Gil, Matheus Bidu e Wesley.
Dessa forma, o Corinthians entrou em campo com: Cássio; Bruno Méndez, Lucas Veríssimo, Gil e Matheus Bidu; Gabriel Moscardo, Maycon e Matías Rojas; Pedro, Wesley e Yuri Alberto.
No banco de reservas Luxemburgo contou com: Carlos Miguel, Fausto Vera, Fábio Santos, Renato Augusto, Romero, Caetano, Gustavo Mosquito, Giuliano, Fagner, Cantillo, Guilherme Biro e Ruan Oliveira.
Escalação do Botafogo
Já no Botafogo, o treinador Bruno Lage resolveu fazer apenas uma alteração em relação à equipe que encarou o Atlético-MG no jogo anterior, colocando Luiz Henrique na vaga de Júnior Santos.
Sendo assim, o adversário do Corinthians entrou em campo com: Lucas Perri, Di Plácido, Adryelson, Víctor Cuesta e Marçal; Marlon Freitas, Tchê Tchê, Eduardo, Victor Sá e Luiz Henrique; Tiquinho Soares.
No banco de reservas, Bruno Lage contou com: Gatito Fernández, Mateo Ponte, Danilo Barbosa, Matías Segovia, Gabriel Pires, Hugo, Lucas Fernandes, Diego Costa, Carlos Alberto, Júnior Santos, Janderson e Philipe Sampaio.
Arbitragem
Confira a escala completa da arbitragem:
Árbitro: Paulo César Zanovelli da Silva (MG-FIFA);
Assistentes: Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE-FIFA) e Felipe Alan Costa de Oliveira (MG);
Quarto árbitro: Fabiano Monteiro dos Santos (SP);
VAR: Rafael Traci (SC-FIFA);
AVAR: Andre da Silva Bitencourt (RS);
Assistente de VAR 2: Diego Pombo Lopez (BA).
Primeiro tempo
As equipes iniciaram o jogo trocando passes e tentando buscar espaço, mas não conseguiram criar grande chances de gol. Aos seis minutos, Luiz Henrique tentou a primeira finalização após limpar a marcação, mas a bola foi pra fora sem levar perigo ao goleiro Cássio.
Aos sete minutos foi o Corinthians quem chegou pela primeira vez. Lucas Veríssimo tentou lançamento para Matheus Bidu, e Di Plácido recuou mal para Lucas Perri, que teve que sair do gol para dividir com Matheus Bidu e evitar que o Timão abrisse o placar.
Aos dez minutos, a equipe carioca conseguiu boa trama de passes pelo lado esquerdo do ataque, e após receber na entrada da área, Tchê Tchê bateu por cima do gol de Cássio. Aos 14 minutos, Pedro tabelou com Yuri Alberto e deu um lindo chapéu em Luiz Henrique para evitar a saída da bola na linha de fundo, mas ao cruzar para a área, ninguém do Corinthians conseguiu a finalização.
O ritmo da partida voltou a cair e o Botafogo passou a ter mais a posse de bola, mas sem criar grandes chances de perigo no gol corinthiano. Aos 20 minutos, em uma disputa pelo alto, Pedro chutou a bola e Marçal foi com a sola da chuteira na perna do jogador corinthiano. O árbitro foi ao VAR e decidiu pela expulsão do lateral-esquerdo da equipe carioca.
O Corinthians aproveitou a inflamação da torcida nas arquibancadas após a expulsão, e chegou com perigo na área botafoguense. Wesley fez linda jogada individual, driblou três jogadores e bateu com perigo pra fora do gol de Lucas Perri.
O Timão passou a ter muito mais a posse de bola após ficar com superioridade numérica, mas enfrentava dificuldade para criar chances contra a baixa linha de marcação que o Botafogo implementou após a expulsão de Marçal.
Aos 38 minutos, Pedro tentou jogada individual pelo lado direito e cruzou para a área, mas Lucas Perri saiu para interceptar. Aos 42, Wesley recebeu do lado esquerdo, cortou pra dentro e arriscou o chute. Porém, a bola saiu com muita força e foi para fora.
Aos 45, Maycon fez bom passe em profundidade para Yuri Alberto, que bateu firme para a defesa de Lucas Perri. Entretanto, o bandeirinha já sinalizava impedimento do camisa 9 corinthiano. No minuto seguinte, Wesley saiu em velocidade, tocou para Matías Rojas, que limpou a marcação mas chutou por cima do gol.
Aos 50 minutos, Yuri Alberto fez boa jogada pelo lado direito do ataque, tocou para Pedro no meio, mas o jovem atacante bateu em cima da marcação, desperdiçando boa chance, a última da primeira etapa, que terminou empatada por 0 x 0.
Segundo tempo
O técnico Vanderlei Luxemburgo promoveu as entradas de Fagner e Renato Augusto nas vagas de Lucas Veríssimo e Gabriel Moscardo, amarelados, na intenção de deixar a equipe mais ofensiva. Aos dois minutos, criou a primeira chance com Pedro, que carregou pelo lado direito, cortou pra dentro e bateu por cima do gol.
Aos seis minutos, o Corinthians conseguiu boa trama de passes, Renato Augusto tabelou com Matías Rojas, que finalizou com perigo de fora da área, obrigando Lucas Perri a fazer defesa difícil. Aos oito minutos, Bidu conseguiu jogada pelo lado esquerdo, tocou para Renato Augusto na entrada da área, que ajeitou e bateu com perigo, fazendo a bola raspar o travessão.
Aos dez minutos, Fagner cobrou escanteio e Gil cabeceou sem força para defesa tranquila do goleiro da equipe carioca. Aos 12 minutos, Gustavo Mosquito, que entrou na segunda etapa, carregou para o meio e tocou para Matías Rojas, que finalizou para fora com desvio do zagueiro adversário.
O primeiro gol do Corinthians: A forte pressão corinthiana finalmente teve resultado. Aos 13 minutos, Romero tocou para Matheus Bidu na linha de fundo, que cruzou na cabeça de Gil, que obrigou Lucas Perri a fazer grande defesa. Porém, no rebote, o zagueiro deu uma bomba para o fundo da rede.
Não demorou para o Timão voltar a levar perigo. Romero recebeu de Bidu na esquerda e cruzou para Yuri Alberto, que cabeceou a bola por cima do gol, raspando o travessão. Na sequência, o camisa 19 recebeu de Gustavo Mosquito após contra-ataque, mas não conseguiu direcionar bem o chute, proporcionando fácil defesa para Lucas Perri.
O Corinthians aproveitou a vantagem para trocar passes e administrar o placar, tentando achar espaços no ataque com mais calma. Entretanto, o ritmo do jogo caiu e passou a ficar muito mais a acontecer no meio de campo, sem muitas chegadas perigosas.
Aos 34 minutos, o Botafogo chegou com Hugo pelo lado esquerdo, que cruzou para Victor Sá, mas o atacante cabeceou para fora. Aos 43, os cariocas tiveram cobrança de falta que foi cruzada na área. Víctor Cuesta subiu, caveceou e Cássio caiu para fazer defesa firme.
Aos 45, Fagner fez boa jogada pelo lado direito do ataque e cruzou para Yuri Alberto, que pegou muito mal na bola e isolou. Aos 48, Víctor Cuesta cruzou bola na área, que foi desviada e chegou para Júnior Santos livre. O atacante cabeceou, mas sem direcionar bem a bola, que ficou para defesa tranquila de Cássio.
O Botafogo até tentou pressionar pelo empate na reta final, mas não foi efetivo e o Corinthians saiu com a vitória por 1 x 0.
Próximo compromisso
Depois de medir forças com o Glorioso, o Corinthians volta suas atenções para a Copa Sul-Americana onde se encontra na semifinal do torneio. A equipe comandada por Vanderlei Luxemburgo recebe o Fortaleza na próxima terça-feira, 26, às 21h30 (horário de Brasília), na Neo Química Arena.
Corinthians joga mal, é dominado pelo Palmeiras e se complica ainda mais no Paulistão Sub-20
Organizada do Corinthians emite nota contra coloração do novo terceiro uniforme
Marcado na história do Corinthians, Ronaldo Fenômeno completa 47 anos
[ad_2]
Source link